O estado democrático é, por assim dizer, um sistema político composto de múltiplas dimensões que se desenvolvem em diferentes níveis de profundidade. O seu ser é processual. Isto significa que a realidade produzida por um regime democrático constitui-se de várias formas de liberdades. A democracia engendra-se neste cruzamento de liberdades que, assim, a concretizam. [...] Em consequência, os direitos cívicos que asseguram a não publicidade do que é privado, o direito do bem estar social e o direito do indivíduo à livre afirmação das suas capacidades nas diferentes esferas da vida humana determinam e são determinados pelo direito público. Neste tomam forma as diferentes liberdades constitutivas da sociedade civil, de tal modo que a liberdade política, enquanto livre participação de todos nos espaços públicos, possa realizar-se plenamente. ROSENFIELD, D. L. O que é democracia. São Paulo: Brasiliense, 2003. O autor traça a importância da liberdade
Respostas
respondido por:
0
De acordo com o texto, podemos afirmar que a alternativa correta, é a letra d): soberana e fundamental para o exercício da democracia.
Vamos aos dados/resoluções:
É de conhecimento público que a liberdade é um direito de todos, fundamental para o livre exercício da democracia. Assim, teoricamente, todos tem liberdade para escolher o que quer fazer, escolher seus governantes, expressar-se, obter bens, entre outros.
Então, a partir do momento em que um governo retira esses direitos das pessoas, esse conceito de liberdade já não está mais aplicado, o que ocorre nos governos não democráticos, como por exemplo, as ditaduras.
espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)
respondido por:
0
uqui é istuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás