O filósofo Auguste Comte (1798.1857) preenche sua doutrina com uma imagem do progresso social na qual se conjugam ciência e política: a ação política deve assumir o aspecto de uma ação científica e a política deve ser estudada de maneira científica (a física social). Desde que a Revolução Francesa favoreceu a integração do povo na vida social, o positivismo obstina.se no programa de uma comunidade pacífica. E o Estado, instituição do 3reino absoluto da lei", é a garantia da ordem que impede o retorno potencial das revoluções e engendra o progresso.RUBY, C. Introdução à filosofia política. São Paulo: Unesp, 1998 (adaptado).A característica do Estado positivo que lhe permite garantir não só a ordem, como também o desejado progresso das nações, é serA espaço coletivo, onde as carências e desejos da população se realizam por meio das leis. B produto científico da física social, transcendendo e transformando as exigências da realidade. C elemento u
Respostas
A característica do Estado positivo que lhe permite garantir não só a ordem, como também o desejado progresso das nações, é ser : elemento unificador, organizando e reprimindo, se necessário, as ações dos membros da comunidade.
Vamos aos dados/resoluções:
O que "mata a charada da questão" é a forma que a última frase do texto de apoio surge. De fato, apesar de se identificar pelo seu caráter científico, o estado positivo (último estágio de evolução da humanidade segundo Comte) não é criado pela física social que conhecemos (sociologia), mas mixado pelos estudos administrados por ela. Sua grande virtude salientada no texto, na verdade, está em dar coesão e ordem à sociedade.
espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)
Resposta:
elemento unificador, organizado e reprimindo, se necessário, as ações dos membros da comunidade.
Explicação: Comte se esforça por delimitar o campo de estudo da Sociologia, tendo sido influenciado profundamente por acontecimentos históricos de sua época, como a Revolução Francesa e a Revolução Industrial. Comte observou esse processo de formação dos grandes centros urbanos, podendo refletir sobre fenômenos sociais absolutamente novos que surgiram em razão das modificações ocorridas na sociedade europeia da época. De acordo com a teoria de Comte, o estudo da sociedade deve ser tão rigoroso quanto, por exemplo, o estudo empreendido pelas ciências naturais. Assim, a ciência da sociedade deve ser rigorosa, baseando-se sempre na experimentação a fim de explicar corretamente os fenômenos sociais. Comte defende que a história do pensamento humano progredia em estágios.