O sol se reparte em crimes Espaçonaves, guerrilhas Em cardinales bonitas Eu vou... Em caras de presidentes Em grandes beijos de amor Em dentes, pernas, bandeiras Bomba e Brigitte Bardot... Por entre fotos e nomes Sem livros e sem fuzil VELOSO, C. Alegria, Alegria. In: III Festival de Música Popular da TV Record, 1967. A relação entre letra da canção e institucionalização do Estado autoritário no Brasil, na década de 1960, indica a a) participação dos jovens na luta armada das esquerdas. b) união dos artistas na estética politizada da crítica social. c) cooperação dos escritores na sátira política dos costumes. d) contribuição dos professores no projeto educacional libertador. e) colaboração de intelectuais na denúncia da cultura do consumo.
Respostas
Sobre a relação entre letra da canção Alegria, Alegria de Caetano Veloso e institucionalização do Estado autoritário no Brasil, na década de 1960:
b) união dos artistas na estética politizada da crítica social
Caetano Veloso, no livro Verdade Tropical, comenta: em Alegria, Alegria vemos "um retrato, na primeira pessoa, de um jovem típico da época andando pelas ruas da cidade com fortes sugestões visuais, criadas, se possível pela simples menção de nomes de produtos, personalidades lugares e funções".
Caetano Veloso, como outros artistas, abordaram muitos temas relativos à vida cotidiana, às relações entre cotidiano e cultura e cidade e subúrbio. Sua intensa atividade artística neste período, estava voltada para a reflexão sobre o impacto da industrialização, do desenvolvimento do mercado e das transformações culturais da sociedade brasileira.
Bons estudos!