Para serrar ossos e carnes congeladas, um açougueiro utiliza uma serra de fita que possui três polias e um motor. O equipamento pode ser montado de duas formas diferentes, P e Q. Por questão de segurança, é necessário que a serra possua menor velocidade linear. Por qual montagem o açougueiro deve optar e qual a justificativa desta opção? A) Q, pois as polias 1 e 3 giram com velocidades lineares iguais em pontos periféricos e a que tiver maior raio terá menor frequência. B) Q, pois as polias 1 e 3 giram com frequências iguais e a que tiver maior raio terá menor velocidade linear em um ponto periférico. C) P, pois as polias 2 e 3 giram com frequências diferentes e a que tiver maior raio terá menor velocidade linear em um ponto periférico. D) P, pois as polias 1 e 2 giram com diferentes velocidades lineares em pontos periféricos e a que tiver menor raio terá maior frequência. E) Q, pois as polias 2 e 3 giram com diferentes vel
Respostas
Alternativa (A) Q, pois as polias 1 e 3 giram com velocidades lineares iguais em pontos periféricos e a que tiver maior raio terá menor frequência.
O objetivo principal do açougueiro é diminuir a velocidade linear da serra.
Então a frequência de rotação das polias 2 e 3 deve ser a menor possível.
Para isso a expressão:
v = L . f
sendo:
v: velocidade linear
L: comprimento de onda
f: frequência.
Na montagem P, as polias 1 e 2 possuem a mesma velocidade linear por estarem ligadas por uma correia.
O mesmo acontece com as polias 1 e 3 na montagem Q.
Quanto maior o raio, menor será a frequência de rotação.
Como o raio da polia 3 é maior, deve ser escolhida a montagem Q, pois as polias 1 e 3 giram com velocidades lineares iguais em pontos periféricos e a que tiver maior raio terá menor frequência.
Resposta:
Correta letra A: Q, pois as polias 1 e 3 giram com velocidades lineares iguais em pontos periféricos e a que tiver maior raio terá menor frequência.
Explicação:
Como o objetivo do açougueiro é diminuir a velocidade linear da serra, a frequência de rotação das polias 2 e 3 (iguais por estarem ligadas ao mesmo eixo central) deve ser a menor possível, pois v = λf. Na montagem P, as polias 1 e 2 possuem a mesma velocidade linear por estarem ligadas por uma correia. O mesmo acontece com as polias 1 e 3 na montagem Q. Quanto maior o raio, menor será a frequência de rotação. Como o raio da polia 3 é maior, deve ser escolhida a montagem Q, pois as polias 1 e 3 giram com velocidades lineares iguais em pontos periféricos e a que tiver maior raio terá menor frequência.