O Serviço Social é uma profissão inserida na divisão sócio técnica do trabalho que se configura num processo histórico pelas contradições da relação capital e trabalho do sistema capitalista. Com origem próxima da Igreja Católica, seus fundamentos foram estruturados no final do século 19 e coincidem com o início do processo de industrialização e do crescimento da população urbana, que ao se deslocar para as cidades enfrentam dificuldades relacionadas à pobreza, doenças, desemprego e falta de moradia.
Respostas
Naquele período o serviço social estava baseado nos preceitos da instituição religiosa, logo, a igreja católica tinha total influência no campo de ação do assistente social.
Dentro do cenário atual em nossa sociedade, dialogar sobre a ética do Serviço Social significa compreender as mudanças que vieram ocorrendo na intervenção profissional do assistente social, como também, a crise política que nos ronda.
Notamos a importância das manifestações sociais, pois elas visam mudanças, e, não apenas na esfera da economia e da política, mas no campo do conhecimento, das ideias e dos valores, pois uma vez que, os meios de comunicação e da publicidade, de certa forma "manipulam" a sociedade, o assistente social junto com o educador, tem a função de visar esclarecer e preparar os indivíduos para um futuro melhor para as próximas gerações.
Resposta: A partir do exposto sobre as condições que resultam no surgimento do Serviço Social, analise as seguintes afirmações:
I. O Serviço Social resulta da emergência da questão social do conjunto de expressões da desigualdade social, econômica e/ou cultural.
PORQUE
II. O Serviço Social resulta da emergência da criação de instituições filantrópicas para atender moradores de rua.
Explicação:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.