Respostas
Resposta:
Cancioneiro é qualquer livro impresso ou manuscrito que contenha uma coletânea de canções, e por extensão, o registro sonoro destas canções. Dependendo da época em que a música pop foi composta, os cancioneiros podem ser divididos entre medievais, renascentistas e contemporâneos.
Resposta: Cancioneiros são compilações manuscritas (pertencentes a vários autores) de toda a produção do Trovadorismo Português conhecidas em nossos dias. As Cantigas foram reunidas em três volumes (só havia um original de cada cancioneiro)
Explicação:
Cancioneiro da Ajuda – é o mais antigo dos cancioneiros, encerrando 310 cantigas, no geral de amor. Foi compilado no final do século XIII ou princípio do XIV. Encontra-se na Biblioteca do Palácio da Ajuda, em Lisboa.
Cancioneiro da Biblioteca Nacional – encontrado na Itália e adquirido pela Biblioteca Nacional de Lisboa, no início do século XX. Foi manuscrito no final do século XV e princípios do XVI. Constitui a mais extensa das compilações, pois engloba 1647 cantigas de todos os gêneros. Dado a público apenas em 1949.
Cancioneiro da Vaticana – assim denominado por ter sido encontrado na Biblioteca do Vaticano, em Roma. Manuscrito no final do século XV e inícios do seguinte. Encerra 1205 cantigas de todos os gêneros (entres eles, D. Dinis e suas 138 cantigas). Dado a publico em 1875.