Respostas
Resposta:
A Terceira Fase da Globalização (Guerra Fria)
Essa fase da globalização estendeu-se do final da Segunda Guerra Mundial ao final da Guerra Fria e coincidiu com o período da Ordem Mundial marcado pela bipolaridade. Nessa época, o mundo viu a formação de dois grandes blocos de poder: de um lado, um liderado pelos Estados Unidos, o “bloco capitalista”; de outro, um liderado pela União Soviética, chamado de “bloco socialista”, embora não houvesse um sistema socialista de fato.
Se, por um lado, a Guerra Fria gerou muito pânico no mundo a respeito de uma suposta guerra nuclear, por outro, esse período foi marcado por grandes avanços na área tecnológica, principalmente em razão da corrida armamentista e também da corrida espacial, que permitiu uma soma inestimável de conhecimentos científicos. Tais conhecimentos foram respaldados pela emergência da Terceira Revolução Industrial, mais conhecida como Revolução Técnico-científica Informacional.
Nesse sentido, foram realizados avanços na área da informação e também dos transportes, com o desenvolvimento da informática, da robótica, da internet e também da biotecnologia. Os instrumentos anteriormente existentes foram aperfeiçoados e novos meios de comunicação e deslocamento foram criados, promovendo, assim, uma maior e mais ampla integração mundial, embora ela permanecesse em níveis desiguais de desenvolvimento pelo mundo.
Resumo:
• Blocos econômicos são ligações entre alguns países com objetivo de criar planos nas áreas da política, economia e sociedade;
• Nasceram após a Segunda Guerra Mundial, com o crescimento econômico dos Estados Unidos;
• O primeiro bloco econômico foi criado em 1944 pela Bélgica, Holanda e Luxemburgo, que queriam se fortalecer após ficarem fragilizados pela guerra;
• No final da Guerra Fria surgiu o 'boom' de novos blocos econômicos;
• Alguns blocos econômicos mais conhecidos: União Europeia, NAFTA, Mercosul, APEC, ASEAN.