Respostas
Walter Benjamin discute sobre a reprodutibilidade técnica na produção artística. Ora, sabemos que indústria cultural é o nome que se dá para a forma como é produzida a cultura na sociedade capitalista. onde tudo é vinculado e dependente do capital. Quem dita a produção cultural é o negócio, as obras são produzidas comercialmente e de forma padronizada. Arte agora é uma mercadoria, já que no capitalismo, tudo vira mercadoria.
Ao refletir sobre a reprodutibilidade, Benjamin considera que a reprodução artística é um processo antigo, tão antigo quanto a própria arte, já que em seus primórdios era utilizado o singelo ato copiar, porém a implicação da reprodutibilidade da arte, para Benjamin é que: “O que se atrofia na era da reprodutibilidade técnica da obra de arte é a sua aura”
E por “aura da obra de arte”, Benjamin entende justamente, a singularidade temporal e espacial, isto é, a obra como uma coisa única e distante, por mais perto que esteja. Assim, é justamente o ato de reproduzir a obra, que é motivado pela vontade da massa de se “aproximar” do objeto, que destrói a sua aura.
Entretanto, Benjamin acaba por expor uma visão positiva, já que defendeu que, apesar de seus males, a reprodutibilidade trazia uma “democratização estética”, se ao menos fossem conservadas as característica da obra em sua reprodução.
Bons estudos!