Em nossa sociedade industrial, ainda é possível distinguir as obras de arte e os objetos técnicos produzidos a partir do design e com a preocupação de serem belos. A diferença está em que a finalidade desses objetos é funcional, isto é, os materiais e as formas estão subordinados à função que devem preencher (uma cadeira deve ser confortável para sentar; uma caneta, adequada para escrever etc.). Da obra de arte, porém, não se espera nem se exige funcionalidade, havendo nela plena liberdade para lidar com formas e materiais. CHAUÍ, Marílena, Convite à filosofia. São Paulo: Atica. 2000 (acaptado). Em acordo com a concepção estética exposta no texto, as obras de arte são a) indistintas de outros objetos feitos dos mesmos materiais. b) reconhecidas apenas pelo fato de serem objetos belos. c) tomadas como possuindo uma função prática especifica. d) discernidas a partir das técnicas de sua fabricação. e) definidas a partir de sua relação com a utilidade e a beleza.
Respostas
respondido por:
1
e) definidas a partir de sua relação com a utilidade e a beleza.
As formas estéticas produzidas na sociedade industrial atual procuram estabelecer um vínculo com utilidade e beleza, para que possam ser funcionais, ao mesmo tempo criando um maior potencial de atratividade aos consumidores.
Por conta disso, cada vez mais as organizações investem no setor de neuro marketing, de forma a identificar o padrão comportamento de consumo dos consumidores, sobretudo para a questão estética.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás