(FUVEST) Assinale a alternativa em que o texto está pontuado corretamente:1. Matias, cônego honorário e pregador efetivo, estava compondo um sermão quando começou o idílio psíquico.2. Matias cônego honorário, e pregador efetivo estava compondo um sermão quando começou o idílio psíquico.3. Matias, cônego honorário e pregador efetivo, estava compondo um sermão, quando começou o idílio psíquico.4. Matias cônego honorário e pregador efetivo, estava compondo um sermão, quando começou, o idílio psíquico.5. Matias, cônego honorário e, pregador efetivo, estava compondo um sermão quando começou o idílio psíquico.
Respostas
A vírgula pode ser usada para separar orações independentes, elementos listáveis, explicações no meio da frase, lugar, tempo ou modo que vem no início da frase. Além disso, é possível isolar nomes próprios seguidos de data, apostos vocativos, orações intercaladas, entre outros.
No caso, a utilização correta da pontuação na oração é “Matias, cônego honorário e pregador efetivo, estava compondo um sermão, quando começou o idílio psíquico”.
A alternativa correta é a 3.
Resposta:
Matias, cônego honorário e pregador efetivo, estava compondo um sermão quando começou o idílio psíquico.
Explicação:
As vírgulas isolam o termo que funciona como aposto de Matias. As demais alternativas, entre outros problemas, não isolam o aposto. O período foi extraído de O cônego ou Metafísica do estilo, de Machado de Assis.