1)O Terceiro Setor é composto por importantes instituições que atuam direta ou indiretamente na redução de desigualdades sociais. Apesar dos limites de sua atuação por conta da natureza de sua constituição ele tem sido um importante aliado daqueles que lutam por um país mais democrático e cidadão. Um país menos desigual.
a)A consequente desresponsabilização do Estado, precarização dos serviços públicos e descontinuação de serviços considerados essenciais.
b)A consequente desresponsabilização do Estado, aumento de demandas sociais e descontinuação de serviços considerados menos importantes.
c)A consequente desresponsabilização do Estado e especialização dos serviços ofertados pelo setor público por conta da redução da demanda.
d)A consequente ampliação do Estado, sem precarização dos serviços públicos e com continuidade de serviços considerados essenciais.
e)A consequente ampliação do Estado e de serviços considerados essenciais.
2)Como vimos o termo Terceiro Setor surge vinculado a palavras como filantropia, caridade, voluntariado já que suas primeiras atuações estavam envoltas por ações da igreja de cunho caritativo. E muitas demandas antes atendidas por esse setor passam a ser responsabilidade do Estado a partir da Constituição de 1988, ampliando os deveres desse para com o cidadão.
Nesse contexto quais desafios se colocam diante do assistente social atuante no Terceiro Setor?
a)Contribuir para a transferência de responsabilidades do Primeiro setor para os outros dois.
b)Atender com Ética e compromisso a demanda, reforçando as responsabilidades do Estado frente as questões sociais por meio da ampla divulgação de informações.
c)Atender com boa vontade a demanda reforçando a ideia de ajuda e amor ao próximo.
d)Atender a demanda com seriedade, lembrando-se de garantir seus direitos trabalhistas junto à instituição para evitar a descontinuidade dos serviços.
e)Contribuir através das instituições do Terceiro Setor para o desmonte dos serviços públicos que geralmente são ruins.
3)A respeito da descentralização político-administrativa, a Constituição de 1988 apresenta renovação sobre aspectos fundamentais, subdividindo as competências de gestão das políticas entre as instâncias municipais, estaduais e federais e ampliando o estímulo à maior participação da sociedade civil.
A descentralização emerge como proposta integrante de um projeto ________, construído no contexto das________________ e que apresenta pressupostos básicos de mudanças por meio das relações de ________, autonomia da esfera ________, __________ e ___________, além de repasse de recursos financeiros.
a)Político; Lutas Populares; Poder; Local; Participação; Controle social.
b)Econômico; Lutas Populares; Poder; Local; Participação; Controle privado.
c)Ideológico; Políticas Públicas; Poder; Municipal; Participação; Controle social.
d)Social; Lutas Populares; Poder; Estadual; Participação; Controle privado.
e)Político; Políticas Públicas; Poder; Local; Participação; Controle social.
4)As organizações sem fins lucrativos inserem-se como um canal de participação da sociedade civil na execução e gestão das políticas sociais. Desse modo, marcam a atuação do ‘terceiro setor’ estabelecendo uma relação de partilha de poder entre a esfera estatal e a sociedade civil.
Neste contexto como o Terceiro Setor pode ser tornar instrumento da ofensiva neoliberal?
a)O “Terceiro Setor” nunca poderá tornar-se um instrumento da estratégia neoliberal.
b)O “Terceiro Setor” pode tornar-se um instrumento da estratégia neoliberal, assumindo a função de confirmar o padrão de respostas às expressões da “questão social” que é o da Assistência como Direito e responsabilidade estatal.
c)O “Terceiro Setor” pode tornar-se um instrumento da estratégia neoliberal, quando não assume a função de transformar o padrão de respostas às expressões da “questão social”.
d)O “Terceiro Setor” tornar-se um instrumento da estratégia neoliberal, toda vez que faz filantropia.
e)O “Terceiro Setor” pode tornar-se um instrumento da estratégia neoliberal quando assume a função de modificar o padrão de respostas às expressões da “questão social” que é o da Assistência como Direito e responsabilidade estatal.
5)Esta lei é na atualidade o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, e entrou em vigor para a União, Estados e Distrito Federal em janeiro de 2016 e para os municípios em janeiro de 2017.
A que Lei o parágrafo se refere?
Alternativas:
a) Lei 9.608, de 18 de fevereiro de 1998.
b) Lei n. 13.019, de 31 de julho de 2014.
c) Lei 9.790, de 23 de março de 1999.
d) Lei 12.101, de 27 de novembro de 2009.
e) Lei 8069/90 de 13 de julho de 1990.
Respostas
Resposta:
A-B-A-E-B
Explicação:
Corrigido pelo AVA.
1 – a) a)A consequente desresponsabilização do Estado, precarização dos serviços públicos e descontinuação de serviços considerados essenciais.
É um problema relacionado a desresponsabilização por parte do Estado, além dos serviços públicos precários.
2 - b)Atender com Ética e compromisso a demanda, reforçando as responsabilidades do Estado frente as questões sociais por meio da ampla divulgação de informações.
São desafios do terceiro setor o atendimento com ética e compromisso com a demanda apresentada e reforço das responsabilidade do Estado.
3 - a)Político; Lutas Populares; Poder; Local; Participação; Controle social.
A descentralização é constituinte de um projeto político, formado no contexto das lutas populares através das relações de poder.
4 - e)O “Terceiro Setor” pode tornar-se um instrumento da estratégia neoliberal quando assume a função de modificar o padrão de respostas às expressões da “questão social” que é o da Assistência como Direito e responsabilidade estatal.
O terceiro setor pode ser usado como instrumento da estratégia neoliberal assumindo a função de modificação do padrão de respostas.
5 - b) Lei n. 13.019, de 31 de julho de 2014.
A Lei n. 13.019, de 31 de julho de 2014 corresponde ao marco regulatório das organizações da sociedade civil.
Bons estudos!