98(TRE-MG) Assinale a opção em que a colocação do pronome oblíquo está incorreta quanto à norma culta da língua: a) Não pude dar-lhe os cumprimentos, por estar fora da cidade. b) Agora tem-se dado muito apoio técnico ao pequeno empresário. c) Ter-lhe-íamos pedido ajuda, se o víssemos antes do resultado. d) Como me propiciou momentos agradáveis, fui bastante paciente. e) Quem o levará a tomar decisões tão importantes para o País?
Respostas
b) Agora tem-se dado muito apoio técnico ao pequeno empresário.
A relação do pronome oblíquo nas frases/orações possui uma nomenclatura específica de acordo com o posicionamento que o mesmo tem em relação ao verbo. As nomenclaturas são: próclise, ênclise e mesóclise.
Próclise: Quando o pronome oblíquo está posicionado antes do verbo.
Ênclise: Quando o pronome oblíquo está posicionado depois do verbo.
Mesóclise: Quando o pronome oblíquo está posicionado no meio do verbo.
Na questão apresentadas tem-se casos de próclise, ênclise e mesóclise.
Na alternativa de letra "b", tem-se um erro, a apresentação de uma ênclise, quando o correto seria a apresentação de uma mesóclise.
Espero ter ajudado, bons estudos e forte abraço!
Resposta:
Letra B. Agora tem-se dado muito apoio técnico ao pequeno empresário.
Explicação:
Caso de colocação pronominal em locuções adverbiais. Nesta alternativa, o verbo principal "dar" está no particípio e há fator de próclise (advérbio: agora). Sendo assim, o pronome deveria estar antes do verbo auxiliar tem. Forma correta: Agora se tem dado muito apoio técnico ao pequeno empresário.