Muitos estudiosos entendem que é possível conhecer uma língua sem dominar todos os termos técnicos, todas as suas regras. Pode-se dizer que, mesmo sem ter o domínio sobre a correta grafia da língua escrita, é possível que as crianças produzam textos. Elas podem contar histórias oralmente, como também são capazes de produzir histórias por escrito. Antes de chegar à escola, os alunos já têm experiência da língua portuguesa, pois atuam como falantes e já leem muitas coisas.
De acordo com a afirmação acima, leia as alternativas e marque alternativa correta:
I – Emília Ferreiro, em 1980, desenvolveu estudos sobre a língua e alguns deles apresentavam novas formas de se pensar a aquisição da língua escrita.
Sendo assim,
II – Antes de serem conhecidas estas ideias, a alfabetização ocorria com o emprego de métodos sintéticos, em que se partira das unidades mínimas, das partes para o todo, ou de outros métodos como os de palavração, de sentenciação, que partem respectivamente das palavras e das sentenças, ou sejam de unidade maiores.
Alternativas:
a)
Apenas a afirmativa I está correta.
b)
As afirmativas I e II estão corretas e se complementam.
c)
As afirmativas I está correta e a II incorreta.
d)
As afirmativas I e II estão corretas, porém não se complementam.
e)
Apenas a afirmativa II está correta.
Respostas
respondido por:
7
A alternativa correta é a letra B.
A alfabetização e letramento podem sim andar separados, mas para consolidação do ensino e aprendizagem eles tem que caminhar juntos.
O letramento compreende ao processo de leitura e escrita fazendo relação as práticas sociais, enquanto a alfabetização é um tempo na vida escolar onde os alunos aprendem a ler e escrever.
Elas podem ser vistas como complementares, pois a relação com situações práticas fixa o assunto, fazendo com que os alunos aprendam os conteúdos de maneira natural.
Bons estudos!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
As afirmativas I e II estão corretas e se complementam.