3)
Pensando nas transformações que levaram o advento da era moderna, conseguimos entender também o contexto de surgimento da Sociologia. Sobre essa perspectiva histórica, analise as afirmativas a seguir, levando em conta os principais argumentos históricos que marcaram, principalmente, a passagem para a sociedade capitalista:
I - Assistiu-se, a partir do fim do século XVIII, uma mudança drástica na fisionomia de diversos países da Europa Ocidental, sobretudo na Inglaterra - local em que primeiro se desenvolveu as relações capitalistas de produção.
II - A Revolução Francesa (1789), "representou o triunfo das ideias e valores seculares, como a liberdade e a igualdade, sobre a ordem tradicional".
III - A Revolução Industrial não marca somente uma revolução nos processos produtivos, mas uma revolução na vida de enorme contingente de pessoas que viram, em um período muito curto, o solapamento de seus costumes, valores, estilos de vida e organização social.
Assinale a alterativa correta da questão:
Alternativas:
a)
I e II, apenas.
b)
I e III, apenas.
c)
II e III, apenas.
d)
III, apenas.
e)
I, II e III.
4)
Sobre a Sociologia enquanto ciência e as definições encontráveis no processo de construção dessa ciência, avalie as afirmativas a seguir atribuindo "V" para as afirmações que são verdadeiras e "F" para as de conteúdo falso:
( ) A Sociologia é uma manifestação do pensamento moderno que incluiu o mundo social como objeto de estudo do saber científico.
( ) A Sociologia não pode ser considerada uma ciência em sua concepção. O seu arcabouço teórico é muito específico.
( ) O surgimento da Sociologia se dá depois da constituição das ciências naturais e de várias ciências sociais.
Assinale a alternativa com a sequência CORRETA:
Alternativas:
a)
V – V – V.
b)
V – V – F.
c)
V – F – V.
d)
F – F – V.
e)
F – F – F.
5)
"Aquilo que eles [os homens] são coincide, portanto, com sua produção, com o que produzem e também com o como produzem. Aquilo que os indivíduos são depende, portanto, das condições materiais de sua produção (MARX, Karl; ENGELS, Frederich. A ideologia alemã. Lisboa: Presença/Martins Fontes, 1976).
Tendo a passagem como referência para compreensão do método e das categorias de Marx e Engels, assinale a alternativa que responde à pergunta: o que Marx e Engels chamam de "modo de produção"?
Alternativas:
a)
Modo de produção é a maneira como os indivíduos produzem e também reproduzem sua vida social, na totalidade das relações.
b)
Modo de produção é a maneira de pertencimento dos indivíduos segundo a sua cultura e a maneira de defender os direitos sociais.
c)
Modo de produção passa por todas as esferas sociais, mas parte primeiro do indivíduo isolado e dependente das ações sociais.
d)
Modo de produção é o que Émile Durkheim irá chamar de "fato social total" em substituição ao termo "revolução".
e)
Modo de produção é a forma de olhar o mundo e por esse motivo a vida social é produzida dentro de alguns pressupostos históricos.
Respostas
Resposta:
3 letra E
4 letra C
5 Letra A
Explicação:
acabei de fazer e AVA corrigiu
3. E) I, II e III.
A passagem para a sociedade capitalista foi marcada por uma drástica mudança na fisionomia de diversos países da Europa Ocidental, a partir do século XVII. Tal mudança ocorreu, em especial, na Inglaterra.
4. C) V – F – V.
A sociologia consiste em uma manifestação do pensamento moderno que engloba o mundo social como um objeto de estudo do saber científico, podendo, portanto ser considerada como uma ciência.
5. A) Modo de produção é a maneira como os indivíduos produzem e também reproduzem sua vida social, na totalidade das relações.
Para Marx e Engels, o modo de produção consiste na maneira como os indivíduos realizam a produção e também a reprodução em sua vida social e na totalidade das relações.
Bons estudos!