• Matéria: Geografia
  • Autor: raamr
  • Perguntado 7 anos atrás

durante cerca de dois decênios, os geógrafos "de esquerda" puderam se considerar como os únicos a ultrapassar e a contestar os limites da geografia vidaliana. Eles foram os primeiros a recusar o corte que ela estabeleceu do lado das ciências sociais e a abordar o estudo dos fenômenos urbanos e industriais; mas nenhum deles fez então, explicitamente, referência às teses marxistas. Eles não são os únicos hoje a transpor a geografia vidaliana (1). De fato, desde alguns anos se desenvolveu, não sem sucesso, entre os geógrafos universitários, uma corrente neoliberal modernista (2), fortemente inspirada pela sociologia anglo-saxônica e pelos métodos quantitativistas executados pelos geógrafos americanos. Quanto mais a geografia vidaliana recusava o contato com as ciências sociais, mais os adeptos dessa "New Geography" se congratulavam e, fazendo isso, eles tiravam dos geógrafos influenciados pelo marxismo (3), o sentimento tranquilizante de serem os únicos a poder invocar o papel dos fatores econômicos, sociais e políticos." [Grifos nossos]

No texto acima há referências a três correntes da Geografia. Assinale a alternativa que relaciona corretamente os números às correntes citadas:

Alternativas:

a)
(1) Geografia da Percepção; (2) Geografia Quantitativa; (3) Geografia Tradicional.

b)
(1) Geografia Quantitativa; (2) Geografia Tradicional; (3) Geografia Crítica.

c)
(1) Geografia Cultural; (2) Geografia Crítica; (3) Geografia Quantitativa.

d)
(1) Geografia Tradicional; (2) Geografia Quantitativa; (3) Geografia Crítica.

e)
(1) Geografia Tradicional; (2) Geografia da Percepção; (3) Geografia Quantitativa.

Respostas

respondido por: charladcr
1

Resposta:

Alguém ja fez esta????

Explicação:

respondido por: Matheusieti
7

A alternativa A está correta.

O estudo da geografia atua como um norte para o entendimento de diversos fatores presentes em um espaço, como por exemplo: 

  • As características de relevo; 
  • A organização e delimitação do espaço geográfico;
  • Como isso influência na cultura e economia; 
  • A própria organização cultural desse mesmo espaço; 
  • Como as políticas são utilizadas nesse espaço geográfico. 

Por fim, desta forma ela pode auxiliar não só as políticas de cada país como os próprios campos de pesquisa que serão utilizados como base após a realização dos estudos. 

Perguntas similares