• Matéria: História
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 7 anos atrás

)

Leia a seguir um trecho de uma entrevista de 2013 com filósofo e escritor anglo-ganês Kwame Anthony Appiah:


"Em todas as colônias africanas, foi importante haver uma base racial para a unidade e a solidariedade. Por exemplo, a leitura dos textos do Négritude foi essencial para militantes angolanos como Agostinho Neto. E o Pan-Africanismo teve impacto também no norte da África, onde as mobilizações anticoloniais eram ligadas ao Pan-Arabismo. Mas um problema dessa abordagem é que ela se propõe a sustentar a unidade com o conceito de raça, que por si só não garante unidade alguma. Se queremos unidade e solidariedade política na África temos que trabalhar por isso, elas não vão vir naturalmente só porque "somos todos negros"."



A partir da análise da fala desse filósofo e dos seus estudos sobre a temática, analise se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) O conhecimento sobre África também passou por um processo de descolonização, em simultâneo a realidade do continente nas últimas décadas.

( ) A mudança na forma de tratar a história da África se deu a partir do momento em que suas dinâmicas internas passaram a ser analisadas.

( ) Um dos efeitos desse processo foi o revanchismo negro e desejo de extermínio branco.

( ) Os efeitos do colonialismo já não são mais sentidos na África, após a união das raças com o pan-africanismo.



Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Alternativas:

a)

V – F – F – F.
b)

V – V – F – F
c)

V – V – V – F
d)

V – V – F – V
e)

V – V – V – V

2)

"Ele nasceu livre. Mahommah Gardo Baquaqua, como muitos outros africanos escravizados nas Américas, teve uma cidade natal, uma família e em alguma parte de sua juventude sofreu com a violência da guerra. Ele foi escravizado e exportado através do porto de escravos mais importante na África Ocidental, o porto de Uidá (Whydah), no reino de Dahomey. Foi então enviado para o Brasil em um tumbeiro (navio negreiro) e descarregado em uma praia no norte de Pernambuco em 1845 [...] Como membro de uma família muçulmana na África, Baquaqua aprendeu a escrever em árabe e ajami. No Brasil ele aprendeu português, assim como algum francês e créole haitiano durante os dois anos que passou no Haiti. Em Nova York, ele aprendeu inglês o suficiente para ler e escrever cartas, quando em 1854 publicou sua autobiografia em Detroit, com a ajuda de seu editor Samuel Moore".



Com base no conteúdo sobre fontes para história africana e do trecho apresentado, considere as afirmativas a seguir:

I) Um dos argumentos utilizados para negar a história do continente africano era a inexistência de fontes escritas por africanos.

II) A produção cultural africana data de tempos antigos.

III) As tradições orais começaram a ser utilizadas para estudos recentemente com novas metodologias de trabalho.

É correto o que se afirma em:

Alternativas:

a)

apenas I.
b)

apenas II.
c)

apenas III.
d)

apenas I e II
e)

I, II e III.


3)

Observe a imagem a seguir:


A imagem acima é de Sarah Baartman, uma africana que foi exposta em feiras de "fenômenos humanos" e tornou-se símbolo do racismo colonial, que em muito se baseou no chamado "racismo científico".

Considerando a imagem e o conteúdo estudado, avalie as asserções abaixo e relação entre elas proposta:



I) A aspecto exótico e sexualizado da população negra africana sempre foi proeminente, independente da perspectiva europeia.



PORQUE



II) Embora saibamos que o imperialismo eurocêntrico tenha sido prejudicial culturalmente, algumas características fazem parte do DNA da África.



A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas:

a)

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b)

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c)

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d)

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e)

As asserções I e II são proposições falsas.


Anônimo: alguem pode mim ajuda

Respostas

respondido por: LarissaMoura3
24

1 – a) V – F – F – F.

Para o filósofo e escritor anglo-ganês Kwame Anthony Appiah, o conhecimento a respeito da África também atravessou um importante processo de descolonização, em consonância com a realidade apresentada pelo continente nas últimas décadas.

2 – e) I, II e III.

Para a negação da história do continente africano, um dos argumentos mais utilizados envolve a inexistência de fontes escritas pelos africanos, mesmo que a produção cultural africana seja datada dos primórdios da humanidade.

3 – d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

O imperialismo eurocêntrico foi bastante prejudicial no contexto cultural, mas é preciso considerar também que algumas características eram constituintes do DNA da África.

Bons estudos!

respondido por: abinael2
23

Resposta:

alguém tem av1 história da África??

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