• Matéria: Ed. Física
  • Autor: pqprohsb
  • Perguntado 7 anos atrás

É a reflexibilidade que permite buscar não só a diferença, mas as persistências, e alargar a reflexão sobre o próprio "eu". De alguma maneira nós somos iguais e humanos quando exigimos que a cultura produza sentido para a experiência humana. Desse ponto de vista, as construções equivalem-se e nossa igualdade é fundamental. SCHWARCZ, Lilia Moritz. Marshall Sahlins ou por uma antropologia social e histórica. Revista Cadernos de Campo, v9, n. 9, Universidade de São Paulo, 2000. O fragmento acima, refere-se: Selecione uma alternativa:
a) a cultura enquanto uma significação simbólica presente nos hábitos alimentares, nas práticas vestuáricas, nos ritos cotidianos dos diferentes grupos.

b) a generalidade da cultura que tem como função homogeneizar o comportamento dos indivíduos que compõem grupos diversos.

c) a leitura pragmática das sociedades a fim de garantir a criação de mecanismos que perpetuem a cultura de grupos hegemônicos.

d) a leis gerais capazes de governar as ações humanas em todas as sociedades baseadas nas culturas superiores.

e) a identificação de estruturas históricas modelares para orientar as ações dos indivíduos nas diferentes sociedades.

Respostas

respondido por: Danas
5

A alternativa B) é a correta.

O texto se refere a generalidade da cultura que homogeniza o comportamento dos indivíduos que compõem grupos diversos, por exemplo, praticamente todas as culturas possuem divindades ou rituais de passagem, hierarquias, entre outras características em comum.

As culturas, por mais que sejam diferentes, possuem uma base muito similar, mostrando a similaridade do comportamento humano mesmo na diferença entre as sociedades.

Espero ter ajudado!

Perguntas similares