1) A aprendizagem acontece de diversas maneiras, na adolescência acontece a última etapa de construção das operações mentais, e, a partir daí, tem a capacidade de usar o pensamento analítico. Para Berto (2009), na fase de aprendizagem a intuição e o raciocínio são indispensáveis, possibilitando algumas formas de aprendizagem. Com base nas afirmativas abaixo assinale a alternativa correta que corresponde as condições de aprendizagem. I - Ouvir e recordar. II - Ler e memorizar. III - Fazer e aprender. Alternativas: a) As afirmativas corretas são I, II e III. b) Somente a III. c) Somente a II. d) As afirmativas corretas são I e III. e) As afirmativas corretas são II e III. 2) Leia e analise as afirmativas: O ambiente simulado pode ser o mais variado possível, pois irá depender da escolha do software que será utilizado pelo professor para ministrar a simulação empresarial. Diante da escolha do modelo de Jogo Empresarial, todas as informações deverão ser claras para que todos os envolvidos possam ter a capacidade de desenvolver as atividades propostas sem que, de alguma forma, uma informação equivocada ou não transmitida possa gerar o fracasso da atividade ou prejudicar a gestão empresarial da empresa administrada. Portanto, É importante que, antes mesmo da apresentação aos participantes, o mediador ou supervisor tenha pleno conhecimento de todas as ferramentas que o jogo disponibiliza, e estas informações devem ser claras para os grupos envolvidos no processo. A elaboração de um manual é de suma importância, caso ele não seja disponibilizado juntamente com o jogo. Analisando as afirmativas acima, conclui-se que: Alternativas: a) A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa. b) As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda complementa a primeira. c) As duas afirmações são falsas. d) As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não complementa a primeira. e) A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira. 3) Complete a lacuna: Considerado uma das etapas mais importantes da aprendizagem vivencial, o _______________________ é o momento em que os grupos têm a oportunidade de analisar o ocorrido durante o jogo, avaliando sua atuação e estabelecendo relações com o resultado obtido. Nesse momento, são discutidos os padrões de desempenho e o nível de interação entre os jogadores. Da mesma maneira que acontece na realidade empresarial, o produto de qualquer trabalho em equipe depende da forma como se deu a atuação dos envolvidos. Quando uma das equipes se sobressai, há motivos técnicos ou comportamentais que determinam seu sucesso, e o mesmo acontece com os grupos que foram mal na competição. Sendo assim, tanto as causas de sucesso quanto as de fracasso devem ser discutidas e detectadas. Alternativas: a) Aplicação. b) Relato. c) Vivência. d) Processamento. e) Generalização. 4) Leia e analise as afirmativas: Para que tenha entendimento sobre o que vem a ser uma aprendizagem efetiva, deve-se voltar um pouco ao passado. Desde o nascimento do ser humano, a cada dia que passa aprende-se alguma coisa. Para sobreviver é usado o pensamento em operações mentais complexas, o ser humano consegue organizar os pensamentos que podem ser analisados quando existe a necessidade de resolver problemas. Portanto, Segundo Berto (2009), esse conhecimento que se obtém passa por etapas diferentes, e a primeira delas tem início no nascimento e dura até um ano e meio, idade em que começa a falar. Nesse período da vida é constituída a inteligência sensório-motora, que coordena a percepção sensorial. Analisando as afirmativas acima, conclui-se que: Alternativas: a) A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa. b) As duas afirmações são falsas. c) As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não complementa a primeira. d) A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira. e) As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda complementa a primeira. 5) Analise o texto apresentado e assinale a alternativa que aborda o trecho apresentado sobre a primeira fase do Ciclo de aprendizagem vivencial. A atividade inicial de um jogo é caracterizada pela experiência (empirismo), ou seja, fazer, realizar e construir. O mediador pode oferecer algumas atividades ao escolher, criar ou adaptar um jogo, que são: Ex.: elaborar novos produtos para uma empresa simulada, criar protótipos a partir de informações básicas, definir campanhas de marketing. A característica básica nessa atividade é dar liberdade de criação aos participantes, mediante um desafio lançado ao grupo, que se organiza e elabora seu próprio modelo de resolução para o problema proposto. Na fase de vivência são realizados diferentes tipos de atividades, como é conhecido a etapa descrita acima: Alternativas: a) Atividades de negociação. b) Atividades decisórias. c) Atividades de construção. d) Atividades de reprodução de modelos. e) Atividades de montagem de estratégia.

Respostas

respondido por: anderson261
20

Resposta:

1-A 2-B 3-D 4-E 5-C

Explicação:corrigido pelo ava.


geysadsilva: av2 1 A 2 A 3 D 4 A 5 E
respondido por: LarissaMoura3
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1 – a) a) As afirmativas corretas são I, II e III.

As condições de aprendizagem envolvem, em especial, o ouvir e o recordar, o ler e o memorizar e o fazer e o aprender.

2 - b) As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda complementa a primeira.

O ambiente simulado é bastante diversificado e dependente da escolha do software que irá ser utilizado.

3 - d) Processamento.

O processamento envolve o momento em que os grupos possuem a oportunidade de realizar a análise do ocorrido no decorrer do jogo.

4 - e) As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda complementa a primeira.

O entendimento da aprendizagem efetiva volta-se ao passado, desde o nascimento do ser humano.

5 - c) Atividades de construção.

As atividades de construção envolve a elaboração de novos produtos para uma empresa simulada e a criação de protótipos através de informações básicas.

Bons estudos!

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