Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. (BRASIL, 1988, art. 225). Um meio ambiente saudável constitui direto de todos os seres humanos, devendo cada Estado e a sociedade o dever geral de preservação.
A Política Nacional do Meio Ambiente, entre os critérios básicos, para licenciamento das atividades que se utilizam de recursos ambientais, considerados poluidores ou potencialmente poluidoras, exige:
Alternativas:
a)
Licenciamento ambiental.
b)
Compensação dos danos causados.
c)
Zoneamento urbano.
d)
Relatório de impacto ambiental.
e)
Estudo de impacto ambiental.
2)
De acordo com Macedo (1994 apud TINOCO, 2011), a gestão ambiental se subdivide em quatro níveis. O nível que envolve a avaliação da capacidade de resposta do ambiente aos resultados dos processos produtivos que nele são realizados e que o afetam, através da monitoração sistemática da qualidade do ar, da água, do solo, da ¿ora, da fauna e do ser humano.
Este é o conceito de:
Alternativas:
a)
Gestão do plano ambiental.
b)
Gestão de processos.
c)
Gestão de sustentabilidade ambiental.
d)
Gestão de relatório de impacto ambiental.
e)
Gestão de resultados.
3)
Governança Corporativa é o conjunto de práticas administrativas para otimizar o desempenho das empresas. Quanto aos princípios básicos de governança corporativa, o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (2017) os divide em quatro: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa.
Somente em relação ao princípio da responsabilidade corporativa, pode-se afirmar:
Alternativas:
a)
Consiste no desejo de disponibilizar para as partes interessadas as informações que sejam de seu interesse e não apenas aquelas impostas por disposições de leis ou regulamentos.
b)
Informar a atuação de modo claro, conciso, compreensível e tempestivo, assumindo integralmente as consequências de seus atos e omissões e atuando com diligência e responsabilidade no âmbito dos seus papéis.
c)
Tratamento justo e isonômico a todos os sócios e demais partes interessadas, os stakeholders (investidores, consumidores, empregados, fornecedores, governos.
d)
Zelar pela viabilidade econômico-financeira das organizações, reduzir as externalidades negativas de seus negócios e suas operações e aumentar as externalidades positivas.
e)
O atuar com responsabilidade ética para com todos os envolvidos, reduzindo os impactos ambientais previsíveis.
4)
Contabilidade é a ciência social que tem por objeto o patrimônio das entidades e por objetivo o controle desse patrimônio, com a finalidade de fornecer informações a seus usuários internos e externos. Para Ferreira (2012), enquanto ciência social, a contabilidade possui quatro dimensões principais.
Somente em relação a dimensão organizacional, pode-se afirmar:
Alternativas:
a)
Examina a atuação dos gestores responsáveis pelo controle dos recursos possuídos pela entidade.
b)
Considera a distinção entre os interesses dos proprietários e da empresa em si.
c)
Valora os benefícios sociais da entidade.
d)
Analisa o aspecto patrimonial da entidade.
e)
Considera o mercado de atuação da empresa para definir suas políticas ambientais.
5)
Conforme o Conselho Federal de Contabilidade – CFC (2004), ativo ambiental é o recurso controlado pela entidade, cujos benefícios futuros esperados estejam diretamente associados com a proteção do meio ambiente ou com a recuperação daquele já degradado.
Qualquer alteração, positiva ou negativa, do meio ambiente causada por entidade, comparativamente com a situação existente antes do início de determinada atividade é o conceito de:
Alternativas:
a)
Meio ambiente.
b)
Impacto ambiental.
c)
Interação da entidade com o meio ambiente.
d)
Recuperação ambiental.
e)
Estudo de impacto ambiental.
Respostas
Resposta:
1-E 2-C 3-D 4-A 5-B
Explicação:
Corrigidas
1 – e) Estudo de impacto ambiental.
Estudo de impacto ambiental é uma exigência da política nacional do meio ambiente para o licenciamento das atividades que usam recursos ambientais.
2 – c) Gestão de sustentabilidade ambiental.
A Gestão de sustentabilidade ambiental envolve a avaliação da capacidade de resposta do ambiente aos resultados dos processos produtivos.
3 – d) Zelar pela viabilidade econômico-financeira das organizações, reduzir as externalidades negativas de seus negócios e suas operações e aumentar as externalidades positivas.
O princípio da responsabilidade zela pela viabilidade econômico-financeira das organizações e reduz as extremidades negativas.
4 – a) Examina a atuação dos gestores responsáveis pelo controle dos recursos possuídos pela entidade.
A dimensão organizacional realiza o exame da atuação dos gestores responsáveis pelo controle dos recursos da organização.
5 - Impacto ambiental.
O impacto ambiental consiste nas alterações positivas ou negativas do meio ambiente provocadas por uma organização.
Bons estudos!