• Matéria: Filosofia
  • Autor: Luciene48Paniago
  • Perguntado 7 anos atrás

Pela análise da concepção de trabalho, ideologia e alienação através do pensamento de Karl Marx (1818-1883), faça uma análise das asserções a seguir e da relação entre elas: I - Marx explica que a relação de contrato é livre só na aparência e que, na verdade, o desenvolvimento do capitalismo supõe a exploração do trabalho do operário. PORQUE II - O capitalista contrata o operário para trabalhar durante um certo período de horas a fim de alcançar determinada produção. Mas o trabalhador, estando disponível todo o tempo, na verdade produz mais do que foi calculado. No entanto, a parte do trabalho excedente não é paga ao operário e serve para aumentar cada vez mais o capital.

Respostas

respondido por: lucianesmt
30

Resposta:

1- b

2- E

3- E

4- a

5- a

mais tem duas erradas alguém pode ajudar só nao sei qual

Explicação:


jsyllvanet: Respostas: 1) B 2) B 3) E 4) A 5) A
oFardu: Todas corretas, mto obrigada!
Damiaomarques: 1 B.... 2 B.....3 E...... 4 A....... 5 A
leizesoares8377: qual disciplina filosofia da educação AV. SBST 2?
universodapreguica: Tudo certinho!!
adeilmafabiaoue2i3: tudo certooo
tatiprovin: TUDO CERTO!
respondido por: elamambretti
9

Sobre trabalho, ideologia e alienação através do pensamento de Karl Marx:

b)  As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.

Para Marx, o contrato de trabalho é aparentemente livre, pois no sistema capitalista, toda a força de trabalho do operário é adquirida muito além do necessário previsto.

Assim, o lucro não se realiza por meio da troca de mercadorias, mas sim, em sua produção. Os trabalhadores não recebem o valor correspondente a seu trabalho, recebendo só o necessário para sua sobrevivência.

Este é o conceito da mais-valia, a diferença entre o valor incorporado a um bem e a remuneração do trabalho que foi necessário para sua produção.

Bons estudos!

Perguntas similares