1)
O conhecimento é uma necessidade e uma habilidade humana. É por meio dele que nós idealizamos o modo de estar no mundo e o sentimento de bem-estar, sendo, assim, possível afirmar que é resultado de nossa relação com as circunstâncias do meio em que habitamos. Além disso, o conhecimento está atrelado à necessidade e à habilidade de explicação.
Considerando os tipos de conhecimento, assinale (E) para conhecimento Empírico; (R) para conhecimento Mítico-Religioso; (C) para conhecimento científico e (F) para conhecimento Filosófico.
( ) É um tipo de conhecimento que se dá por meio da elaboração de conceitos (representações mentais organizadas e estruturadas a partir de características gerais e comuns acerca do objeto de estudo).
( ) É uma forma de conhecer o mundo que advém de nossas crenças e das explicações que tomamos como verdades absolutas, que não necessitam de comprovações e testes para se configurarem como certas.
( ) Este tipo de conhecimento é proveniente das experiências vividas, todas as pessoas o acessam ao longo da vida. Também o chamamos de senso comum.
( ) Requer comprovação, e nasce da dúvida e da necessidade de explicação e entendimento. Esse tipo de conhecimento precisa validar seus conceitos por meio de experimentos que comprovam hipóteses concretamente.
A ordem correta dos tipos de conhecimento é:
Alternativas:
a)
F, R, E ,C.
Alternativa assinalada
b)
R, C, E, F.
c)
E, C, F, R.
d)
F, E, C, R.
e)
C, R, F, E.
Respostas
Resposta: letra-A
Explicação:
O conhecimento filosófico se dá na mente apartir do "pensar o pensamento".
O conhecimento religioso se dá a partir de crenças irrefutáveis e absolutas ou seja não há discurssões muito menos questionamentos.
O conhecimento empírico, que é o mesmo empirismo, é uma questão de experiência. (Nascemos como um papel em branco sem quaisquer habilidades nas quais serão preenchidas e aprendidas ao longo dos anos criando uma bagagem de conhecimento chamda experiência).
O conhecimento científico é um conhecimento aprofundado, extenso, questionador que sempre pode ser rebatido por novos fundamentos ou aperfeiçoados e acima de tudo qualquer teoria deve ser comprovada, não basta a teoria ela tem que ter ser testada e finalmente comprovada.