Como os indígenas utilizavam as constelações para saber os períodos de chuva,seca,o tempo de plantio e o de colheita
Respostas
Resposta:
faça uma pesquisa sobre como os indígenas utilizava as constelações para saber os períodos de chuvas de secar o tempo de plantio e o de colheita apresente ao colega o resultado de sua pesquisa
Os indígenas eram bons observadores celestes. Eles olharam para a posição das estrelas para saber se haveria chuva ou não. Eles olharam para o Sol, a Lua, as estrelas, as Plêiades e muito mais. A todos esses indicadores somam-se as revelações que os xamãs recebiam através dos sonhos.
Quando estavam em alucinação ou possuídos pelos deuses, recebiam mensagens sobre como agir. Os deuses eram caprichosos e assim como podiam fazer uma mulher apaixonar-se por quem o pedisse e conceder-lhe outros desejos, conseguiam enviar um terremoto, uma chuva, uma geada ou uma chuva de granizo.
Povos indígenas e a suas previsões
As cidades foram baseadas em indicadores biológicos, meteorológicos, cósmicos e oníricos para conhecer as condições climáticas.
As comunidades indígenas desenvolveram três tipos de previsões: conhecer o comportamento das chuvas dentro de um ou vários anos, após 15 dias ou num único dia, o que lhes permitiu se organizar e determinar o que fazer ou o que plantar durante uma campanha agrícola.
Os guias biológicos utilizados pelos indígenas consistiam em observar o comportamento dos animais: insetos, sapos, minhocas, pássaros, além do florescimento de plantas e árvores.
Por exemplo, na Serra sabiam que o ano não teria muitas chuvas porque os lagartos põem os seus ovos em aberturas verticais, pois isso os protegeria e conservaria a temperatura; porém, quando o faziam na horizontal, era sinal da presença de água.
Eles também assistiram ao aparecimento das Plêiades, um grupo de sete jovens estrelas na constelação de Órion. Se fosse cedo, a presença do El Niño acabou sendo anunciada e os xamãs também foram guiados por isso.
Saiba mais sobre indígenas em: https://brainly.com.br/tarefa/33039502
#SPJ2