1)
Sabe-se que os segurados da Previdência Social podem ser divididos em segurados obrigatórios comuns, segurados obrigatórios individuais, segurados obrigatórios especiais e segurados facultativos.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente um exemplo de segurado facultativo:

Alternativas:

a)
Desempregado.

b)
Empregado doméstico.

c)
Empresário.

d)
Trabalhador avulso.

e)
Trabalhador rural.

2)
O princípio da solidariedade aplicado à Seguridade Social se justifica na ideia de que todos devem contribuir para o sistema, para que alguns, quando necessitarem, possam fazer uso dos benefícios. Desse modo, quando uma pessoa, por exemplo, permanece enferma, fará uso do benefício com a contribuição realizada por todos.

Por outro lado, há o princípio da ........................., direcionado ao legislador, a quem tem a competência para legislar (criar uma regra jurídica). O legislador deve escolher os eventos e as vicissitudes geradores das necessidades, as quais a Seguridade Social deverá cobrir e atender.

Assinale a alternativa que apresenta a palavra correta que preenche a lacuna do texto:

Alternativas:

a)
Universalidade.

b)
Uniformidade.

c)
Seletividade.

d)
Equidade.

e)
Diversidade.

3)
Há diversos tipos de aposentadoria previstas legalmente. Uma delas consiste na hipótese em que um indivíduo irá laborar em exposição a agentes nocivos químicos, físicos ou biológicos durante um certo período determinado por lei.

Nessa situação, esse indivíduo fará jus a qual aposentadoria?

Alternativas:

a)
Aposentadoria de professor.

b)
Aposentadoria rural.

c)
Aposentadoria por idade.

d)
Aposentadoria por contribuição.

e)
Aposentadoria especial.

4)
Sabe-se que, no caso do segurado da Previdência Social deixar de recolher contribuições por estar sem receber remuneração, mas mantendo o direito a benefícios previdenciários, poderá ser mantida a sua qualidade de segurado.

Este período em que o segurado mantém a qualidade de segurado sem o recolhimento de contribuições é chamado de:

Alternativas:

a)
Carência.

b)
Benefício.

c)
Graça.

d)
Exceção.

e)
Direito facultativo.

5)
Trata-se do benefício previdenciário cuja função consiste em indenizar o trabalhador, que teve redução da capacidade para o trabalho habitualmente exercido, resultante da consolidação das lesões decorrentes de acidente de qualquer natureza, inclusive acidente de trabalho.

O texto acima se refere ao benefício:

Alternativas:

a)
Auxílio-reclusão.

b)
Abono anual.

c)
Pensão por morte.

d)
Auxílio-acidente.

e)
Salário-família.

Respostas

respondido por: MayaraVAssis
2

1- Alternativa d

Também chamado de autônomo é aquele que opta contribuir para a Previdência para que possa ter acesso à cobertura garantida pela Previdência Social em diversos casos, como doença, morte ou aposentadoria.

2- Alternativa d

É preciso levar em consideração que os indivíduos possuem necessidades diferentes, sendo assim, para que eles tenham acesso a um serviço justo, é preciso avaliar suas particularidades, decidindo se é possível conceder benefício ao segurado naquele determinado momento.

3- Alternativa e

A Aposentadoria especial acontece quando o indivíduo realiza um trabalho sendo exposto a agentes nocivos, nesse caso, ele geralmente conseguirá se aposentar antes do tempo.

4- Alternativa a

O período de carência é importante para que o segurado possa voltar à sua vida normal.

5-  Alternativa d

O auxílio-acidente é um benefício de suma importância para que ele consiga prover seu próprio sustento bem como, o de sua família quando impossibilitado por algum acidente.

Perguntas similares