Para que os profissionais possam produzir com efetividade e motivação e os resultados sejam alcançados plenamente, é preciso alinhar suas âncoras de carreira ao que a empresa lhe oferece em termos de profissão, ascensão, missão de vida e remuneração. Pois, a relação de trabalho é uma via de mão dupla, onde tanto as expectativas das empresas como a de seus colaboradores devem ser plena e mutuamente atendidas para que seus resultados sejam alcançados. E é por esse motivo que, os gestores de pessoas e líderes devem conhecer quais são as motivações profissionais de cada um de seus colaboradores, para compreender como cada um entende e trata sua relação de trabalho com a organização. Tanto empresa quanto colaboradores necessitam saber quais são as expectativas um do outro de maneira clara e objetiva. Disponível em: Acesso em: 16 set. 2019. Considerando o conceito exposto e os estudados na disciplina, avalia as afirmativas: I. Existem pessoas que são movidas por desafios constantes, nessa âncora, o profissional adquire o senso de identidade através da aplicação de suas habilidades técnicas. A realização profissional vem através da possibilidade de enfrentar desafios em áreas técnicas. II. Aqueles que buscam independência possuem um nível reduzido de tolerância pelas regras estabelecidas por outras pessoas, por procedimentos e outros tipos de controle que limitem sua autonomia. Buscam liberdade, altos salários e vislumbrar resultados do próprio trabalho. III. A principal preocupação na âncora Estilo de Vida é a sensação de bem-estar gerada pela baixa volatilidade na sua carreira. Esses profissionais buscam empresas que ofereçam um plano de carreira, com bom programa de benefícios e de aposentadoria e segurança no trabalho. É correto o que se afirma em:
Respostas
As tres alternativas estao corretas. I, II e III corretas.
A primeira revolucao industrial alterou muito o trabalho e fez-lo mais parecido com o que e hoje. Antes da revolucao as relacoes de trabalho eram agrarias, estabelecidas dentre do ambito familiar - e o oficio dos pais era passado para os filhos. A economia baseava-se na troca e nao havia moeda
O trabalho também estava relacionado o obtencao de generos de primeira necessidade e nao a um salario que pode ser variavel e pago com uma moeda de valor igualmente variavel. A estrutura social era quase que imutvel, um campones nascia e morria campones, um nobre nascia e morria nobre, nao havia mobilidade social.
Hoje o advento da internet possibilitou as pessoas estarem conectadas a todo momento, o que encurtou distâncias e alongou nosso período de trabalho. O trabalho formal remunerado, que antes estava recluso entre as paredes das fábricas e escritórios, hoje esta na continuidade da jornada de trabalho devido ao aumento da concorrencia.
A demanda por flexibilidade e a exigencia por mao de obra cada vez mais especializada fazem com que o trabalhador dedique uma parte maior de seu tempo em melhorias profissionais.