Respostas
Resposta:
Fala para o seu (sua) professor(a) que você tirou as seguintes informações do "Formação do Brasil Contemporâneo" do Caio Prado Júnior. que ele (ela) vai arregalar os olhos (risos).
Explicação:
A pecuária, de regra, foi uma atividade suporte da produção açucareira. Sendo realizada no sertão nordestino, a pecuária foi necessária para a alimentação de capitanias bem povoadas como a da Bahia e de Pernambuco.
No século XVIII, com a descoberta do ouro em Minas Gerais, a pecuária, além de servir de alimento para abastecer as grandes cidades dessa região, foi importante para as longas viagens que ocorriam no interior do território colonial, pois a atividade mineradora abriu espaço para um pequeno e importante comércio interno. Os "tropeiros" eram esses agentes coloniais que transportavam mercadorias.
Por fim, nesse mesmo século XVIII, a pecuária do Sul do país começou a ganhar importância e "tomava lugar" da pecuária do sertão nordestino. Futuramente, começou uma indústria da "charque" gaúcha que vai ser importante no século XIX por causa da Guerra dos Farrapos, ou simplesmente "Farroupilha".
Espero ter ajudado,
abraços.