O que significou a transferência da corte para o Rio de Janeiro e quais foram os seus principais impactos?
Respostas
Resposta:

Ensino superior
História
8 pontos
Na fuga ao Brasil,quem formava a corte portuguesa além da família real
Precisa de esclarecimento?
Seguir
Denunciar!
por Dielyfrota602 25.07.2018
Respostas
Eu · Principiante
Você sabe a resposta? Responda aqui!

makmorales
Especialista
Olá,
A Corte da família real portuguesa era formada por cerca de 10 mil pessoas, que foram trazidas sob escolta do Império Britânico, atravessando o oceano atlântico até chegar em segurança sob o solo do Brasil Colônia.
Entre todas essas pessoas havia funcionários da família real, funcionários públicos de diversos setores, ministros, nobres, cortesões, serviçais e todos aqueles que possuíam importância para D. João VI.
Espero ter ajudado!
Resposta:
As transferências da corte para o Rio de Janeiro foi o primeiro passo para a Independência Brasileira.
Explicação:
Fugindo das Guerras Napoleônicas, D. João VI transferiu a corte para o Rio de Janeiro em 1808 e, logo quando chegou, já extinguiu o pacto colonial e abriu os portos para as nações amigas. (O pacto colonial era primordial para a condição colonial do território brasileiro)
Em 1815, D. João VI elevou a América portuguesa como reino e o Rio de Janeiro como capital do Império Ultramarino Português e Algarves. Isso deixava numa situação esquisita, pois Lisboa então perderia o seu protagonismo?
Por causa disso, em 1820 ocorre a Revolução liberal do Porto e o Rei é chamado imediatamente de volta para Portugal e os portugueses tinham o interesse de recolonizar o Brasil, estabelecendo novamente o pacto colonial.
Numa jogada política, D. João VI deixa o seu filho Pedro no Brasil e pede para que ele se articule politicamente no local e proclame a Independência, pois assim, seria governante do Brasil e ainda seria herdeiro do torno de Portugal.