Um professor apresentou dois mapas da África, um mapa da divisão étnica e outro da divisão política os alunos fizeram três afirmativas:
I. A brutal diferença entre as fronteiras políticas e as fronteiras étnicas no continente africano aponta para a artificialidade em uma divisão com objetivo de atender apenas aos interesses da maior potência capitalista na época da descolonização.
II. As fronteiras políticas jogaram a África em uma situação de constante tensao ao desprezar a diversidade étnica e cultural, acirrando conflitos entre tribos e rivais.
III. As fronteiras artificiais criadas no contexto do colonialismo aós os processos de independência, fizeram da África um continente marcado por guerras civis, golpes de Estado e conflitos étnicos e religiosos.
É verdadeiro apenas o que se afirma em:
A) I.
B) II.
C) III.
D) I e II
E) II e III
Respostas
Resposta:
Provavelmente é a E, mesmo não concordando muito com a III
Explicação:
A I tá errada por falar "época da descolonização", na verdade esses interesses eram justamente do período imperialista que eu comentei na outra questão.
A II tá certa, o caso da Guerra Civil na Nigéria (1967-1970) é um dos grandes exemplos disso.
A III tá certa em apontar a responsabilidade do colonialismo europeu pelos conflitos em África, mas também não foi como se lá fosse um mar de rosas e logo depois dos europeus só teve catástrofe. Pra compreender as dissidências nesse continente tão grande e plural só é possível se não tiver uma visão tão superficial desses eventos apenas como um quadro específico da história geral europeia.
Desculpa pela demora, espero ter ajudado novamente
abraços.