Respostas
Resposta:
O bioma Cerrado é considerado o segundo maior bioma brasileiro em extensão e a mais rica savana do mundo em biodiversidade.
Localização do Cerrado brasileiro
O Cerrado brasileiro abrange os estados: Amapá, Maranhão, Piauí, Rondônia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Tocantins, Bahia.
Localiza-se em três das maiores bacias hidrográficas da América do Sul, (Tocantins-Araguaia, São Francisco e Prata) o que, de certa maneira, favorece sua biodiversidade.
Clima e Vegetação
O clima predominante no cerrado é tropical sazonal caracterizado por um clima quente com períodos chuvosos e de seca.
A vegetação é, em sua maior parte, semelhante à de savana, com árvores baixas, esparsas, troncos retorcidos, folhas grossas e raízes longas; gramíneas e arbustos.
Cerrado
Imagem do Cerrado
Por ser muito extenso, o cerrado, dependendo de sua localização, apresenta mudanças no seu ecossistema. Nesse caso, os ecossistemas presentes no cerrado podem ser classificados como:
Cerradão
Cerrado campestre
Cerrado rupestre
Cerrado típico
Campo cerrado
Campo limpo de cerrado
Cerrado de matas
Cerrado de várzeas
Cerrado veredas.
Flora e Fauna do Cerrado
O Cerrado é considerado a maior savana do mundo em biodiversidade e compreende grande parte do território brasileiro, uma área de 2 milhões de km².
Por isso, o cerrado e os ecossistemas que o compõem possuem uma rica fauna e flora, sendo o habitat de muitas espécies de animais. Este é também um dos motivos deste bioma ser um dos mais afetados pelo tráfico de animais.
Explicação:
Considerado o segundo maior bioma da América Latina e do Brasil. Apresenta grande biodiversidade e compreende uma área de elevado potencial aquífero. O clima do bioma é tropical sazonal, apresentando duas estações bem definidas: invernos secos e verões chuvosos. A média pluviométrica é de 1500 mm, e a temperatura média anual é de 22 °C. Esse bioma é considerado berço das águas, pois abriga nascentes dos principais rios brasileiros, e possui grandes aquíferos,como o Guarani e o Bambuí. Os solos caracterizam- se pela profundidade e drenagem. São bastante porosos e permeáveis, propiciando o processo de lixiviação (processo erosivo provocado a partir da lavagem da camada superficial do solo). Possui uma grande variedade biológica. Os principais representantes da fauna são tucano,tamanduá-bandeira, lobo-guará, onça-parda, veado campeiro,entre outros. Em relação à flora, muitas espécies são usadas para fins medicinais e para alimentação.São representantes da flora do Cerrado: ipê, cagaita, angico, jatobá, pequi, barbatimão, entre outros. Apresenta vegetações distribuídas em formações savânicas, formações florestais e formações campestres. As espécies variam entre plantas arbóreas, herbáceas, arbustivas e cipós, distribuindo-se entre estrato lenhoso e estrato herbáceo. Além das árvores de troncos tortuosos, que podem apresentar até 20 metros, há também cactos e orquídeas no Cerrado.