• Matéria: História
  • Autor: nana1edina
  • Perguntado 9 anos atrás

respostas do texto "quero voltar a confiar de Arnaldo jabor

Respostas

respondido por: eulucioaraujo
176

Olá!


Sua pergunta trata da lista de exercícios em anexo referente ao texto "Quero Voltar A Confiar", de Arnaldo Jabor, também em anexo.


1. O texto de Arnaldo Jabor é uma crônica da vida real.


2. A função sociocomunicativa do texto é transmitir a decepção do autor com a sociedade na qual deixará seus filhos e netos. O tom emotivo da crônica pode fazer com que o leitor se identifique com a visão do autor e se envolva na leitura.


3. O autor aborda como tema a falta de segurança no Brasil de hoje.


4. Os princípios morais comuns a que se refere o autor no primeiro parágrafo do texto é o respeito e a imagem ilibada que os mais novos tinham dos mais velhos.


5. Expressam tempo no primeiro parágrafo os verbos "era" e "eram" e a conjunção "quando".


6. As futuras gerações podem encontrar uma sociedade ainda mais polarizada entre cidadãos acuados lançando mão de cada vez mais artifícios materiais (grades, cercas, carros blindados, coletes, alarmes) para se sentirem seguros e criminosos cada vez mais bem equipados para comprometer a ordem social.


7. "Tínhamos medo somente do escuro."

Resposta: B) somente.


8. O autor faz referência à valorização dos bens materiais que incentivam atos criminosos e à vulnerabilidade daqueles que não possuem meios para se dispor de instrumentos de segurança. Ele valoriza o direito que todos os seres humanos têm de viver em plenitude consigo mesmo numa sociedade segura.


9. "Como", nesse caso, é uma conjunção comparativa.

Resposta: C) comparação.


10. A mudança de tempo na transição entre os parágrafos 1 e 2 mostra que o autor pretendeu retomar uma conjuntura da sociedade no passado para compará-la à atual situação da sociedade. Seu texto é construído sobre essa comparação.


11. A confiança, como diz o título da crônica.


12. A partir do momento em que a tecnologia se desenvolveu, tornando mais engenhosos os atos criminosos, e o estado deixou de estar presente nas comunidades.


13. Quero uma sociedade inclusiva, equalitária e livre de preconceitos, para que possam ser resolvidos os problemas consequentes da divergência de etnias, gêneros, etc. enraizados na cultura brasileira.


14. a) Anistia: impunibilidade de delitos pelo poder público devido a razões diversas.

b) Sonegadores: ocultadores de obrigações tributárias.

c) Utopia: ideia não aplicada (ou não aplicável) na realidade.


Espero ter ajudado, um abraço! :)

Anexos:
Perguntas similares