A escola é concebida como um espaço para a produção e ampliação do conhecimento e, especialmente, é um local para compreender e reduzir as desigualdades educacionais. Por isso, entre os aspectos da diversidade que devem ser considerados estão os marcadores sociais de gênero e sexualidade. Sobre o tema, analise as afirmações a seguir: I – A heteronormatividade é um dos marcadores sociais de gênero e sexualidade, e consiste na matriz heterossexual imposta aos indivíduos da sociedade. II – Os marcadores sociais de gênero e sexualidade devem ser trabalhados nos cursos de formação inicial e continuada de professores, para que os docentes desenvolvam as competências necessárias para lidar com essas questões na escola. III - Não há respaldo legal para o trabalho com os marcadores sociais de gênero e sexualidade na Educação Básica. Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmações corretas:
Respostas
A alternativa III está correta.
Atualmente apesar da evolução da sociedade, nós ainda somos regidos por valores que procedem de outras gerações, geralmente por dogmas e doutrinas religiosas que acabam diretamente vinculadas ao papel do cidadão como ser social.
Existe um preconceito enorme ainda no século XXI contra os indivíduos que optam por outro gênero, fato este que se dá através do conservadorismo, que na maioria das vezes é prejudicial para a sociedade pois obriga esses indivíduos a ter uma postura de inferioridade, onde em diversos casos omitem sua posição sexual.
Essa é uma questão que merece um diálogo profundo, e, diversas pesquisas, então, posso deixar aqui alguns tópicos interessantes para possíveis diálogos:
- A posição do homossexual e da mulher na sociedade masculina;
- A violência contra homossexuais nos dias de hoje;
- As políticas LGBT e a inclusão da mulher trans no mercado de trabalho e na universidade.