• Matéria: ENEM
  • Autor: patyfsvga1560
  • Perguntado 7 anos atrás

Durante a primeira metade do século XIX, a Europa vivenciou um contexto marcado por divergências, que envolviam forças de transformação (as tendências liberais) e as de conservação (a tentativa de restauração absolutista). Diante desse panorama, a burguesia desenvolveu um discurso voltado para o fortalecimento de seus interesses socioeconômicos, reafirmou o liberalismo e o nacionalismo e evidenciou um combate à tentativa de restauração do antigo regime. Em relação a essas revoluções que alcançaram diversas partes do mundo, é correto afirmar que A desenvolveram na França uma experiência política de forte inspiração socialista, que reconhecia a ab- soluta igualdade entre os homens. B restabeleceram na Europa governos elitistas regi- dos por constituições que cerceavam os direitos e liberdades de participação popular. C representaram tão-somente o ponto culminante de um processo revolucionário de caráter popular, que influenciou a Revolução Americana. D p

Respostas

respondido por: arilsongba
6

A resposta correta é a letra D) produziram grandes surtos revolucionários, de caráter ao mesmo tempo liberal e nacional, na Itália e na Alemanha.

A restauração Francesa se trata de um período histórico francês entre a queda de Napoleão Bonaparte, no ano de 1814 até a revolução de Julho no ano de 1830.

O rei Luís XVI havia sido deposto e executado durante a revolução Francesa, que acabou sendo seguida pela primeira república Francesa, e logo depois, pelo primeiro império francês.

Isso consiste em uma coligação de potências europeias que derrotou Napolão em 1814, encerrando o seu império.

Bons estudos!

Perguntas similares