Martinho Lutero (1483-1546) estudou Direito antes de se tornar monge e posteriormente padre, em 1507. A viagem que fez a Roma, em 1511, deixou-o bastante decepcionado, abalando sua confiança no papado. Em 1521, excomungado pelas posições que defendia, queimou a bula papal e passou a pregar a Reforma na Alemanha, graças à proteção dos príncipes alemães. Dentre os fatores que contribuíram para a eclosão do movimento reformista protestante, no início do século XVI, des- tacamos o(s): a) declínio do nacionalismo no processo de formação dos estados modernos. b) embate entre o progresso das práticas capitalistas e as teorias religiosas católicas. c) fim do comércio de indulgências patrocinado pela Igreja Católica. d) encerramento da liberdade de crítica provocado pelo Renascimento Cultural. e) abusos cometidos pela Companhia de Jesus e pela ação política do Concílio de Trento.
Respostas
respondido por:
8
Letra b.
A reforma protestante está diretamente relacionada com os grandes questionamentos que começaram a ser feitos pelos próprios membros da igreja, bem como Martinho Lutero e demais elementos.
Esse questionamento estava voltado para os abusos cometidos pela instituição religiosa, haja vista que estava acostumada a cobrar constantes além de abusivas indulgências para os fiéis, em troca de uma ideia de salvação.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás