• Matéria: ENEM
  • Autor: Waaaaltt46861
  • Perguntado 7 anos atrás

No início do século XVI, a Igreja Católica passou por um amplo processo de reformulação doutrinal e administrativa, chamado de Reforma Católica (ou Contrarreforma). Paralelamente, as Coroas de Portugal e Espanha ajudavam no fortalecimento da Igreja Católica, mas também buscavam se transformar em instrumentos para a "salvação da huma- nidade", através da conquista e colonização de novas terras. Qual dos eventos a seguir NÃO faz parte deste contexto? a) O Concílio de Trento, que reuniu diversos religiosos com o objetivo de posicionar-se frente às críticas protestantes e reafirmar os dogmas católicos. b) A criação do "Index Librorum Proibitorum", que se constituía numa lista de livros proibidos por atacarem os dogmas católicos ou atentarem contra eles. c) A fundação da Companhia de Jesus, uma vez que os jesuítas atuavam como educadores e catequizaram os povos nativos nas colônias portuguesas e es

Respostas

respondido por: viniciusrm19
30

c) A difusão do Projeto Colonizador, segundo o qual o lucro era legítimo e o trabalho era uma vocação divina e que possibilitava o acúmulo de riquezas, como sinal de predestinação.

O processo de "salvação da humanidade" estava fundamentado na ideia de que a coroa portuguesa apresentava autonomia para colonizar os povos, através de mecanismos de educação e ideologia.

Todavia, não se fundamentavam em pretextos divinos, mas principalmente na implementação forçada de sua cultura sobre estes povos.

Perguntas similares
8 anos atrás