• Matéria: ENEM
  • Autor: camilaneuma4270
  • Perguntado 7 anos atrás

elogIo Do sImplórIo Dau Bastos, romancista que estreia em 1984 com uma narrativa instigante, Das Tripas, Coração, em seu mais novo romance, Reima, cai na facilidade dual do sexo e da violência. O livro se passa no Rio de Janeiro onde um condomínio de classe média, o Equitativa, no bairro da Santa Tereza, sobrevive entre os tiros dos traficantes encastelados nos morros dos Prazeres e do Cerro Corá. Neste cenário circulam personagens chapados e sintéticos. Isso mesmo, cada personagem carrega seus predicativos como atributos indissolúveis do caráter. Há um conselho bem interessante que Autran Dourado escreve num texto curto intitulado "Breve manual de estilo e romance": "Procure imitar os gregos, que diziam da maneira mais simples e concreta as coisas mais profundas; ao contrário dos modernos, que dizem as coisas mais banais da maneira mais rebuscada e fluida". Dau Bastos s

Respostas

respondido por: brendaisis
0

Nota-se acima uma crítica relacionada à forma com que os modernos começaram a apresentar as manifestações artísticas, além de fazer um breve elogio, ainda que velado, à forma de representação artística de gregos.

Isso porque o movimento modernista surgiu evidenciando uma forma de expressão diferenciada de todos os antigos padrões, fugindo dos ideais de expressão e de estética, promovendo assim, grandes opiniões opostas e contrárias.

Perguntas similares