elogIo Do sImplórIo Dau Bastos, romancista que estreia em 1984 com uma narrativa instigante, Das Tripas, Coração, em seu mais novo romance, Reima, cai na facilidade dual do sexo e da violência. O livro se passa no Rio de Janeiro onde um condomínio de classe média, o Equitativa, no bairro da Santa Tereza, sobrevive entre os tiros dos traficantes encastelados nos morros dos Prazeres e do Cerro Corá. Neste cenário circulam personagens chapados e sintéticos. Isso mesmo, cada personagem carrega seus predicativos como atributos indissolúveis do caráter. Há um conselho bem interessante que Autran Dourado escreve num texto curto intitulado "Breve manual de estilo e romance": "Procure imitar os gregos, que diziam da maneira mais simples e concreta as coisas mais profundas; ao contrário dos modernos, que dizem as coisas mais banais da maneira mais rebuscada e fluida". Dau Bastos s
Respostas
respondido por:
0
Nota-se acima uma crítica relacionada à forma com que os modernos começaram a apresentar as manifestações artísticas, além de fazer um breve elogio, ainda que velado, à forma de representação artística de gregos.
Isso porque o movimento modernista surgiu evidenciando uma forma de expressão diferenciada de todos os antigos padrões, fugindo dos ideais de expressão e de estética, promovendo assim, grandes opiniões opostas e contrárias.
Perguntas similares
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás