Para certas pessoas, a língua, reduzida a seu princípio essencial, é uma nomenclatura, vale dizer, uma lista de termos que correspondem a outras tantas coisas [...] tal concepção é criticável em numerosos aspectos. Supõe ideias completamente feitas, preexistentes às palavras; ela não nos diz se a palavra é de natureza vocal ou psíquica, pois arbor [árvore] pode ser considerada sob um ou outro aspecto; por fim, ela faz supor que o vínculo que une um nome a uma coisa constitui uma operação muito simples, o que está bem longe da verdade [...] a unidade linguística é uma coisa dupla, constituída da união de dois termos. [conceito/imagem acústica]. (SAUSSURE, Ferdinand. Curso de Linguística Geral. 20a ed. São Paulo: Cultrix, 1997.) É possível inferir, por meio da leitura do texto de Saussure, que se a língua não é um arrolamento de termos que correspondem a outras tantas coisas, é A uma correlação simples entre modelos ideais infini- t
Respostas
respondido por:
1
Um sistema no qual o conceito é construído por relações entre os elementos do próprio sistema.
Para Saussare, a língua representa uma convenção presente em uma determinada sociedade, sendo fator essencial para que haja uma comunicação e entendimento necessários entre os membros da mesma.
Portanto, é essencial que diante dessa sociedade, sejam identificados tanto os significados quanto os significantes. Portanto, é correto afirmar que para Saussare, a língua não compreende na realiade uma simples enumeração de códigos linguísticos.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás