A estrela é o indioHistorias de um Brasil com mais de 500 anosNa contramáo do vento que move as comemoragoes dos 500 anos, uma programagáo alternativa está deixando de lado a caravela para se embrenhar no Brasil de antes de Cabral. E está dando ao indio lugar de destaque na festa. As atividades incluem encontros com integrantes de tribos variadas, debates e uma exposigáo com trabalhos do fotógrafo Sebastiáo Salgado e textos do poeta Thiago de Mello. Desde o inicio da semana, no FOYER do Centro Cultural Banco do Brasil, crianças de diferentes idades vêm aprendendo historia e deixando preconceitos de lado com a ajuda de Thini-á - um indio de 29 anos, da tribo fulni-ô, de Pernambuco que abandonou a aldeia ainda menino após uma invasâo de terra em que perdeu vários parentes.Do massacre nasceu o desejo de falar aos pequenos homens brancos - os "filhos da elite", como dizia - e impedir conflitos futuros. Há très anos Thini-á percorre escolas do Rio ( ... ) Fala das tribos e da memoria de seus ancestrais, apresenta danças e ritos, mostra arcos, flechas e seduz o público com a fala mansa e um ótimo humor. Agora, como centro dos "500 Anos de Revista das Populaçôes Indígenas no Brasil", organizado pela Cineduc: Cinema e Educaçâo, ele fala para mais crianças e adultos. "As comemoraçôes dos 500 anos, de certa forma, até expôem a cultura indígena, mas de maneira muito románticas Essa atividade pretende desmistificar isso e deixar uma semente para que o contato com a cultura indígena continue e se torne corriqueiro", diz Ricardo Paes, coordenador do projeto. (...)(SA, Fátima. "Veja", 22/03/2000.)O presente do indicativo é um tempo verbal que pode ser empregado com valores diversos.Dos trechos transcritos, aquele em que o emprego do presente do indicativo está corretamente explicado é:a) "... do vento que MOVE as comemoraçôes dos 500 anos..." - atualiza passado históricob) "FALA das tribos e da memoria de seus ancestrais..."- demonstra açâo habitualc) "Essa atividade pretende desmistificar isso..." - marca futuro próximod) "... DIZ Ricardo Paes, coordenador do projeto."- expressa açâo simultánea
Respostas
respondido por:
7
Letra b.
O presente do indicativo pode ser identificado como um tempo verbal que é utilizado para retratar uma ação que ocorre exatamente no momento da fala, e por isso, compreende o que está presente na assertiva b: "FALA das tribos e da memoria de seus ancestrais..."- demonstra açâo habitual".
Além disso, o presente do indicativo também pode ser utilizado para indicar ações que aconteceram num futuro próximo, entretanto, não é o que ocorre na situação acima.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás