• Matéria: ENEM
  • Autor: thielioliveira31581
  • Perguntado 7 anos atrás

Conta um velho manuscrito beneditino que o Diabo, em certo dia, teve a idéia de fundar uma igreja. Embora os seus lucros fossem contínuos e grandes, sentia-se humilhado com o papel avulso que exercia desde séculos, sem organizagáo, sem regras, sem cánones, sem ritual, sem nada. Vivia, por assim dizer, dos remanescentes divinos, dos descuidos e obséquios humanos. Nada fixo, nada regular. Por que náo teria ele a sua igreja? Uma igreja do Diabo era o meio eficaz de combater as outras religioes, e destruí-las de uma vez.- Vá, pois, uma igreja, concluiu ele. Escritura contra escritura, breviario contra breviario. Terei a minha missa, com vinho e páo a farta, as minhas prédicas, bulas, novenas e todo o demais aparelho eclesiástico. O meu credo será o núcleo universal dos espíritos, a minha igreja uma tenda de Abraáo. E depois, enquanto as outras religioes se combatem e se dividem, a minha igreja será única; náo acharei diante de mim, nem Maomé, nem Lutero. Há muitos modos de afirmar; há só um de negar tudo.(Machado de Assis: A Igreja do Diabo. In: HISTORIAS SEM DATA - OBRA COMPLETA (II). Rio de Janeiro: José Aguilar, 1959, p. 367.)8.Machado de Assis faz do conto A IGREJA DO DIABO um instrumento para análise e crítica, por certo corrosiva, das instituigoes que, de algum modo, buscam estabelecer normas de conduta moral para os seres humanos. Utiliza, para tanto, a ironia, a qual, no texto transcrito, se faz presente em vários momentos, atingindo vários alvos, dentre os quais se destaca a Igreja Católica Apostólica Romana. Esta instituigáo importante está sendo atingida, de modo exclusivo, pela ironia, em:a)Conta um velho manuscrito beneditino que o Diabo, em certo dia, teve a idéia de fundar uma igreja.b)Vivia, por assim dizer, dos remanescentes divinos, dos descuidos e obséquios humanos.c)Uma igreja do Diabo era o meio eficaz de combater as outras religioes, e destruí-las de uma vez.d)Terei a minha missa, com vinho e páo a farta, as minhas prédicas, bulas, novenas e todo o demais aparelho eclesiástico.e)Há muitos modos de afirmar; há só um de negar tudo.

Respostas

respondido por: brendaisis
7

Letra d.

Nota-se que há evidente presença de ironia diante da relação que é feita no momento em questão com a missa e demais aparelhos eclesiásticos, relacionados com a Igreja Católica Romana.

Isso ocorre porque Machado de Assis foi evidente questionador além de crítico das instituições que visam, de algum modo, promover uma ideia de conduta moral para os demais seres humanos. Portanto, em "A igreja do diabo", adota temas religiosos.

Perguntas similares