POÇAS D' AGUAAs poças d'água sao um mundo mágico Um céu quebrado no chaoOnde em vez de tristes estrelas Brilham os letreiros de gás Néon.(Mario Quintana, "Preparativos de viagem", Sao Paulo, Globo, 1994.) Refletindo-se sobre a relagao entre os termos da oragao, pode-se afirmar que:a)o termo D'AGUA complementa sintaticamente o termo POÇAS.b)o termo MUNDO MAGICO complementa sintaticamente o termo AS POÇAS D'AGUA.c)o termo EM VEZ DE TRISTES ESTRELAS complementa o termo BRILHAM.d)nao há complementos verbais nem nominais.e)há simplesmente complementos nominais.
Respostas
Refletindo-se sobre a relação entre os termos da oração, pode-se afirmar que:
d) não há complementos verbais nem nominais
> Não há complementos verbais, pois não há nenhum verbo transitivo. Também não há complementos nominais, pois nenhum termo se liga a um substantivo por meio de preposição e com valor passivo.
Os outros itens estão errados porque:
a) o termo D'ÁGUA complementa sintaticamente o termo POÇAS.
> Na verdade, "d'água" é adjunto adnominal, pois está ligado diretamente (sem preposição) ao substantivo "poças", restringindo seu sentido.
b) o termo MUNDO MÁGICO complementa sintaticamente o termo AS POÇAS D'AGUA.
> Na verdade, "mundo mágico" é predicativo do sujeito "as poças d'água". Não é complemento verbal nem nominal.
c) o termo EM VEZ DE TRISTES ESTRELAS complementa o termo BRILHAM.
> Na verdade, "brilham" é um verbo intransitivo, logo não possui nenhum complemento. Logo, no trecho "os letreiros de gás brilham no céu", o termo destacado é sujeito.