8. Considere as afirmativas seguintes.I - Os dois poemas apresentam mulheres envolvidas pela atragao amorosa: em "Amor e medo" a moga suspira e ressente-se da suposta indiferenga do poeta; em "Boa-noite" ocorre o contato físico entre o casal, e a mulher insinua com alguma veemencia que nao deseja a partida do amante.II - Os dois poemas sao constituidos de estrofes de quatro versos decassílabos dos quais o segundo e o quarto de cada estrofe rimam entre si.III - Nos dois poemas aparece a primeira pessoa do singular, que manifesta o eu-lírico do poeta em contato com a mulher amada; eu-lírico que, em "Amor e medo", afirma amor ardente e medo enorme e, em "Boa-noite", encontra-se envolvido em uma cena íntima e erótica.Quais estao corretas?a) Apenas Ib) Apenas lIc) Apenas I e IIId) Apenas lI e IIIe) I, lI e III
Respostas
Alternativa E.
Afirmativa I.
Em Amor e Medo, de Cassimiro de Abreu, podemos afirmar através do verso “Contigo dizes, suspirando amores: - Meu Deus! que gelo, que frieza aquela!” que, embora o eu-lírico suspire de amores, sua amada não o sabe, e portanto ela se ressente de sua frieza.
Em Boa-noite, de Castro Alves, os versos “Boa noite!... E tu dizes – Boa noite. Mas não digas assim por entre beijos...”sugere que, embora a amada saiba que o amante precisa ir embora, não consegue deixar que ele vá, pois está sempre a dar mais um beijo e mais um abraço.
Afirmativa II
Podemos afirmar que os dois poemas são constituídos de estrofes de quatro versos decassílabos, onde o segundo e o quarto de cada estrofe rimam entre si através da combinação de palavras, tais como: matina e divina, nua e lua, vento e atento, galho e orvalho, asas e brasas.
Afirmativa III
Em Boa noite, nos versos “A frouxa luz da alabastrina lâmpada /Lambe voluptuosa os teus contornos... Oh! Deixa-me aquecer teus pés divinos” temos a descrição de uma cena de cunho erótico em primeira pessoa.
Em Amor e Medo, nos versos “E se te fujo é que te adoro louco… És bela – eu moço; tens amor, eu – medo…” temos a descrição, em primeira pessoa, dos sentimentos de amor e medo que o eu-lírico carrega.
Espero ter ajudado, bons estudos.