3. (Fuvest – 2001) A incorporação de novas áreas, entre 1820 e 1850, que deu aos Estados Unidos sua atual conformação territorial, estendendo-se do Atlântico ao Pacífico, deveu-se fundamentalmente: a) a um avanço natural para o Oeste, tendo em vista a chegada de um imenso contingente de imigrantes europeus. b) aos acordos com as lideranças indígenas, Sioux e Apache, tradicionalmente aliadas aos brancos. c) à vitória na guerra contra o México que, derrotado, foi obrigado a ceder quase a metade de seu território. d) à compra de territórios da Inglaterra e Rússia que assumiram uma posição pragmática diante do avanço norte-americano para o Oeste. e) à compra de territórios da França e da Espanha que estavam, naquele período, atravessando graves crises econômicas na Europa.
Respostas
Alternativa correta c). Deveu-se fundamentalmente à vitória na guerra contra o México que, derrotado, foi obrigado a ceder quase a metade de seu território.
Quando olha se para a historia do relacionamento dos EUA com o Mexico, os atritos comecaram com a Revolucao do Texas, nessa epoca, colonos americanos estavam insatisfeitos com a administracao mexicana da regiao. Os mesmos se rebelaram e declararam a independencia em 1836.
A Guerra Mexicano-Americana levou a perda do Mexico de mais de metade de seu territorio para os Estados Unidos, que venceu essa Guerra. Os dois paises asssinaram o Tratado Guadalupe-Hidalgo, confirmando a vitoria americana. Nesse tratado, os EUA assumiram um vasto territorio antes pertencente ao Mexico e a fronteira entre esses dois paises foi estabelecida no Rio Grande. México foi indenizado em 15 milhões de dólares pelos territórios perdidos e teve uma dívida de 3,2 milhões de dólares perdoada.