Assim como o movimento pós-colonial, o debate das questões de gênero também tem uma inserção tardia nos estudos das relações internacionais. Enquanto em outras áreas do conhecimento a dimensão do gênero vinha crescendo desde a década de 1960, nas Relações Internacionais isso só acontece a partir das décadas de 1980 e 1990, no âmago do movimento de perspectivas pós-positivistas que questionam as bases das teorias tradicionais da disciplina. Trazendo uma perspectiva política às Relações Internacionais, estas abordagens introduzem o gênero como categoria central de análise da política internacional e suas distintas nuances.

Fonte: rota de aprendizagem da aula 6, “Conversa Inicial”.

Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina “Teorias Contemporâneas das Relações Internacionais”, examine as assertivas abaixo, e assinale a alternativa que faz uma análise correta.

I. Antes de tratar do debate do gênero em si, cabe aqui distinguir a abordagem da desigualdade de gênero e o movimento feminista.

II. Apesar de similares, o debate de gênero engloba um escopo mais amplo que discute, além da perspectiva feminina, também os impactos do papel de gênero assumido pelos homens e indivíduos que não se encaixam propriamente nas categorias de gênero tradicionais.

Respostas

respondido por: 17d1anas
3

Resposta:

B - As duas assertivas estão corretas, e a segunda contém elementos que complementam a primeira.

Explicação:

Perguntas similares