5° No bloco à esquerda,
são citadas cinco rebeliões
ocorridas no Brasil durante o
período regencial; no bloco à direita,
as razões de ocorrências dessas
rebeliões.
Respostas
Resposta:
O Período Regencial ficou marcado pela ocorrência das chamadas Rebeliões Regencias (Revoltas Regenciais), que foram uma série de movimentos espalhados pelo Brasil e que ocorreram num período de nove anos. Quase todas essas revoltas ocorreram devido a insatisfação das elites regionais e da classe média urbana com a centralização do poder, as dificuldades econômicas, o aumento dos impostos.
Explicação:
Principais Rebeliões Regenciais
•Balaiada: Ocorreu no Maranhão entre 1838 e 1841. A revolta ocorreu devido crise na produção algodoeira;
•Cabanagem: Ocorreu na província do Grão-Pará entre 1835 e 1840. Os paraenses desejavam escolher os próprios governantes locais;
•Sabinada: Aconteceu na Bahia entre 1837 e 1838. Foi um movimento marcado pela presença das camadas médias;
•Revolução Farroupilha: Ocorreu na província do Rio Grande do Sul entre 1835 e 1845, sendo a maior e mais importante revolta do período regencial.
- Boa Sorte!
Resposta:
A questão está incompleta... vamos lá!!
No bloco superior abaixo, são citadas cinco rebeliões ocorridas no Brasil durante o período regencial; no inferior, as razões de ocorrências dessas rebeliões.
Associe adequadamente o bloco inferior ao superior.
1 - Abrilada
2 - Cabanagem
3 - Levante Malê
4 - Sabinada
5 - Balaiada
( ) Movimento popular ocorrido na Bahia em 1835, com o objetivo de tomar o poder em Salvador e de estendê-lo para a região do Recôncavo.
( ) Movimento popular ocorrido no Pará que levou ao desligamento do Império e à proclamação da República.
( ) Movimento surgido da disputa entre conservadores e liberais no Maranhão, com a participação também de índios, negros e mestiços.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
a) 1 – 3 – 5.
b) 2 – 4 – 3.
c) 3 – 4 – 1.
d) 5 – 3 – 4.
e) 3 – 2 – 5.
Resposta: 3 - 2 - 5
Explicação:
A questão trata de algumas revoltas que ocorreram no Brasil durante o período regencial e exigia que fosse realizada relações entre três destas e suas motivações. A primeira revolta é o Levante Malês (1835), que tinha como objetivo tomar o poder em Salvador e estendê-lo até o Recôncavo Baiano. O atraso socioeconômico do Nordeste ocasionado pela mudança do principal eixo econômico do país (em direção ao Sudeste) – combinado a escravidão e a intolerância religiosa – representam as principais motivações dos negros de orientação islâmica nesta revolta. A Cabanagem foi um movimento popular ocorrido no antigo “Grão-Pará” e tinha como objetivo valorizar a importância da região e melhorar as condições de vida do povo que ali vivia. Por fim, a Balaiada consiste em um movimento surgido na disputa entre conservadores (cabanos) e liberais (bem-te-vis) e contou também com a participação de índios, negros e mestiços, tendo em vista que estes últimos grupos encontravam-se insatisfeitos com a pobreza, miséria e desigualdade social da região.