A ética e a politica, historicamente, são observadas de forma integrada. Sobre o assunto verifique as alternativas a seguir e assinale a incorreta:
A) Antes mesmos dos ideais liberais modernos, uma ruptura ainda mais incisivas entre ética e politica foi promovida por Nicolau Maquiavel que buscou promover uma ruptura entre o campo do deve-ser (determinado pela ética) e a realidade dos fatos, que é o objeto de estudo da politica.
B)A marca característica da ética na antiguidade era a sua indissociabilidade da política
C) Platão, em A república no livro II, afirma que o homem justo se assemelhará à cidade justa. Essa relação entre ética e politica estava ligada diferentemente ao conceito de justiça.
D)A história da cultura humana sempre buscou estabelecer uma relação entre ética e política. Desde a antiguidade, a relação entre ética e política era indissociável, algo que se rompeu no renascimento e voltou a discussão para a reaproximação de ética e direito com a crise da modernidade e das instituições sistêmicas.
E) à luz dessa filosofia de Platão e Aristóteles, é concebível pensar o projeto coletivo do liberalismo moderno, uma vez que, para os gregos, a liberdade se situa, sobretudo, na esfera cultural.
Respostas
respondido por:
10
Resposta:
a
Explicação:
respondido por:
1
É falso aquilo afirmado em E, de modo que é correta a alternativa E.
O projeto do liberalismo moderno não nasceu com Aristóteles e Platão e nem tinha as obras ou ideias gerais destes autores por base, embora se inspirasse ideologicamente e simbolicamente em uma noção particular do "espírito político" dos antigos (gregos e romanos).
Os gregos também não concebiam a liberdade na esfera da cultura, e sim na esfera da política, reduzindo-a a uma condição naturalizada onde a "liberdade política" convivia perfeitamente bem com a escravidão da maioria da população.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás