Av - Subst. 2 - Instrumentalidade em Serviço Social
1)Como analisa Iamamoto (1995), reconhecer as possibilidades e limitações históricas, dadas pela própria realidade social, é fundamental para que o Serviço Social não adote, por um lado, uma postura fatalista (ou seja, acreditar que a realidade já está dada e não pode ser mudada), ou por outro lado, uma postura:
Alternativas:
a)teórico- metodológico (achar que o Serviço Social vincula teoria com prática, que é a profissão de produção acadêmica).
b)messiânica (achar que o Serviço Social é o "messias", que é a profissão que vai transformar todas as relações sociais).
c)político partidário (achar que o Serviço Social é partidário, que é a profissão que vai transformar todas as relações sociais).
d)assistencialista (achar que o Serviço Social é vinculado à caridade).
e)ético - político (achar que o Serviço Social vai transformar a ordem societária, que é a profissão que vai transformar todas as relações sociais).
2)Em relação a linguagem, analise as afirmativas abaixo e assinale V. para verdadeira e F, para falsa:
( ) O homem é um ser socializador, utiliza a linguagem como forma comunicação, ou seja, passa a sua mensagem através da fala.
( ) A linguagem oral é fundamental não só no exercício da profissão de Serviço Social, mas em qualquer situação da vida cotidiana.
( ) A palavra só é compreendida num contexto social e político da qual ela é empregada. Reforçando, a linguagem é o instrumento número um de todas as profissões e para o Serviço Social.
As afirmativas são, respectivamente:
Alternativas:
a)F, F, F
b)F, F, V
c)V, F, V
d)V, V, F
e)V, V, V
3)Analise as afirmativas abaixo:
I - O Serviço Social é uma profissão de nível superior e como tal existe uma linguagem que é própria da função, ou melhor, dizendo, aquela em que a questão social está sendo refletida e trabalhada.
II - É de esperar que os Assistentes Sociais sigam a norma culta da língua portuguesa e não adentrem seus escritos [e falas] para uma linguagem coloquial ou do senso comum.
III - É fundamental que o Assistente Social saiba articular a linguagem oral e escrever de forma correta criando uma identidade social e se fortalecendo como um profissional competente.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)somente I e III
b)somente II
c)somente II
d)somente I e II
e)I, II e III
4)Analise as afirmativas abaixo e assinale V, para verdadeiro e F, para falso:
( ) Palavras preconceituosas, termos vulgares, ou mesmos desrespeitosos não cabem em nenhuma situação, ainda mais num ambiente profissional em que atuam pessoas com as mais variadas situações.
( ) Em uma prática interventiva, o profissional utiliza um instrumental particular para as ações costumeiramente não planejadas, uma vez que não é possível planejar as ações no cotidiano.
( ) A realidade social que nos é posta como desafio é complexa, heterogênea e impactante e esses impactos dependem de fatores externos a quem quer que seja, inclusive ao Serviço Social.
As afirmativas são, respectivamente:
Alternativas:
a)V, V, F
b)F, F, V
c)V, F, V
d)F, F, F
e)V, V, V
5)Segundo Iamamoto (1995, p. 101), "o Serviço Social, como uma das formas institucionalizadas de atuação nas relações entre os homens no cotidiano da vida social, tem como recurso básico de trabalho _______________"
O termo que preenche corretamente a lacuna é:
Alternativas:
a)a linguagem
b)a visita domiciliar
c)a entrevista
d)a observação ativa
e)o relatório
Respostas
Resposta:
1-B
2-E
3-E
4-C
5-A
Explicação:
Corrigida pelo Ava
QUESTÃO 1
b) messiânica (achar que o Serviço Social é o "messias", que é a profissão que vai transformar todas as relações sociais).
__________________________________
QUESTÃO 2
e) V, V, V
Analisando:
( V ) O homem é um ser socializador, utiliza a linguagem como forma comunicação, ou seja, passa a sua mensagem através da fala.
( V ) A linguagem oral é fundamental não só no exercício da profissão de Serviço Social, mas em qualquer situação da vida cotidiana.
( V ) A palavra só é compreendida num contexto social e político da qual ela é empregada. Reforçando, a linguagem é o instrumento número um de todas as profissões e para o Serviço Social.
__________________________________
QUESTÃO 3
e) I, II e III
Analisando:
I - Verdadeira
O Serviço Social é uma profissão de nível superior e como tal existe uma linguagem que é própria da função, ou melhor, dizendo, aquela em que a questão social está sendo refletida e trabalhada.
II - Verdadeira
É de esperar que os Assistentes Sociais sigam a norma culta da língua portuguesa e não adentrem seus escritos [e falas] para uma linguagem coloquial ou do senso comum.
III - Verdadeira
É fundamental que o Assistente Social saiba articular a linguagem oral e escrever de forma correta criando uma identidade social e se fortalecendo como um profissional competente.
__________________________________
QUESTÃO 4
c) V, F, V
Analisando:
( V ) Palavras preconceituosas, termos vulgares, ou mesmos desrespeitosos não cabem em nenhuma situação, ainda mais num ambiente profissional em que atuam pessoas com as mais variadas situações.
( F ) Em uma prática interventiva, o profissional utiliza um instrumental particular para as ações costumeiramente não planejadas, uma vez que não é possível planejar as ações no cotidiano.
( V ) A realidade social que nos é posta como desafio é complexa, heterogênea e impactante e esses impactos dependem de fatores externos a quem quer que seja, inclusive ao Serviço Social.
__________________________________
QUESTÃO 5
a) a linguagem
Completando:
Segundo Iamamoto (1995, p. 101), "o Serviço Social, como uma das formas institucionalizadas de atuação nas relações entre os homens no cotidiano da vida social, tem como recurso básico de trabalho a linguagem".
Bons estudos!