José Américo era o vendedor com maior número de vendas em uma concessionária de veículos em Ribeirão Preto. Vendia duas vezes mais que os outros vendedores, e possuía três talentos que, em sua opinião, tornavam-no o número 1: tinha a habilidade de estabelecer boas relações com clientes de qualquer perfil; era capaz de entender as necessidades/desejos dos clientes; tinha a capacidade de concentrar-se em uma venda de cada vez; sabia identificar quem estava pronto para comprar e quem “só queria dar uma olhada”. Contudo, para seus colegas, José Américo era um sujeito que costumava chegar tarde ao trabalho; faltava às reuniões; ignorava o serviço de atendimento telefônico atribuído a todos os vendedores; e passava reto por clientes que ele achava que não comprariam, acabando por empurrá-los para outros vendedores. Sem jamais ter sido incomodado pelos gerentes com os quais trabalhara anteriormente (Pelo contrário, fora apenas elogiado!), José Américo acreditava que seu desempenho em vendas o tornava superior, um deus das vendas cujos números impressionantes levariam qualquer outro vendedor à demissão e que, com certeza, faziam dele o próximo gerente. Contudo, mesmo assim, José Américo não obteve a promoção: outro colega seu, com menor número de vendas realizadas, foi promovido. A nova diretora comercial demitiu a gerente anterior, e promoveu você a gerente.
1. Conversar abertamente com José Américo, explicando que, embora seu comportamento gerasse vendas, ele não era adequado ao trabalho em equipe, e que ele poderia escolher mudar e permanecer na empresa, ou ser demitido.
2. Demitir José Américo, pois, embora ele possua conhecimento e habilidade, ele não apresenta a atitude de quem está disposto a mudar para encaixar-se no perfil que a empresa necessita.
3. Conversar abertamente com José Américo, explicando que, embora seu comportamento gerasse vendas, ele não era adequado ao departamento, e traçar com ele um plano de mudança, preparando-o para a função gerencial.
4. Conversar abertamente com José Américo, explicando que, embora seu comportamento gere vendas, ele não é adequado ao trabalho em equipe, e que você daria mais uma chance a ele, e o enviaria para treinamento.
5. Demitir o colega que fora promovido, e promover José Américo, que, embora fora do perfil desejado pela empresa, “dava conta do recado”, e poderia transformar o departamento, aumentando expressivamente o volume de vendas.
Respostas
Resposta:
3. Conversar abertamente com José Américo, explicando que, embora seu comportamento gerasse vendas, ele não era adequado ao departamento, e traçar com ele um plano de mudança, preparando-o para a função gerencial.
Explicação:
Exemplos de Comportamento, assiduidade, são fatores que demonstram o compromisso assumido na organização, ou seja, a imagem do profissional que está sendo transmitida servindo assim de exemplos.
Pode se imaginar que um colaborador que chega atrasado, não cumpre com seus compromissos estando ausente ou chegando atrasado em reuniões, deixando também de fazer atribuições que são destinadas ao cargo assumido, poderá assumir uma posição de chefia?
Impossível de ver um profissional com estas características ser promovido.
Portanto deve se reeducar a fim de que se enquadre na cultura da organização, desta maneira sua imagem será percebida pela auto-gestão na qual ela reconhecera em seu perfil atributos que fará jus a promoção.
Lembrando também que servira de motivação para os demais colaboradores da organização.