• Matéria: Pedagogia
  • Autor: milemire22
  • Perguntado 7 anos atrás

A família tem um papel fundamental no acompanhamento do aluno com TGD - Transtorno global do desenvolvimento, pois muitas das vezes os primeiros sinais são notados por eles. A família nesse momento também vive uma angústia e insegurança em deixar sua criança na escola. Para que essa criança se desenvolva e se adapte à escola é necessário:


O reconhecimento por parte dos educadores, de que a escola é o espaço de aprendizagens que propicia a aquisição da autonomia para todos os alunos. Para alguns, a autonomia em relação às próprias necessidades básicas é adquirida no meio familiar não dando a escola a oportunidade de exercício dessa autonomia em ambiente social diferenciado e mais amplo do que a família.


Utilizar parâmetros inflexíveis e impessoais de avaliação pedagógica considerando desde seu ingresso na escola, considerar ajustes de como a criança se portava e o que passou a ser capaz de realizar.


Reconhecimento da escola como espaço de desenvolvimento de aprendizagens, em prol da autonomia, e a convicção no papel e responsabilidade da família, no sentido de sustentar a permanência da criança na escola desde que acompanhada do profissional de apoio conforme determina a LBI.


Depois de um período considerado de adaptação da criança no contexto escolar, a relação entre família e escola deve ser revista, pois essa relação pode atrapalhar o desenvolvimento da criança na escola.


Reconhecimento da escola como espaço de desenvolvimento de aprendizagens, em prol da autonomia, e a convicção na possibilidade de se exercer este papel junto à criança com TGD são fundamentais na relação inicial com a família, no sentido de sustentar a permanência da criança na escola desde o início e o estabelecimento de vínculo de confiança com os familiares.

Respostas

respondido por: alyssonefabiana
0

Resposta:

Reconhecimento da escola como espaço de desenvolvimento de aprendizagens, em prol da autonomia, e a convicção na possibilidade de se exercer este papel junto à criança com TGD são fundamentais na relação inicial com a família, no sentido de sustentar a permanência da criança na escola desde o início e o estabelecimento de vínculo de confiança com os familiares

Explicação:

Perguntas similares