A administração de Maurício de Nassau no Nordeste holandês foi inovadora em vários aspectos. Descreva essas inovações em termos científicos, culturais e religiosos.
A - Científicos
B - Culturais
C - Religiosos
Respostas
Resposta:
A - Confesso que essa vou ficar devendo da especificidade, mas sei que Nassau trouxe cientistas para tentar compreender o funcionamento da cana de açúcar já existente no Brasil (que era bem especializada já) e talvez essa inovação estava relacionada com a moagem de cana de açúcar.
B - Nassau trouxe uma quantidade considerável de intelectuais, como arquitetos, para trabalhar na urbanização das cidades coloniais e fazer de uma cidade pernambucana como a "Nova Amsterdã". Além disso, houve a missão artística holandesa com figuras como Franz Post e Albert E c k h o u t (dividi o nome dele, porque o corretor acha que tá errado) que fizeram as primeiras pinturas sobre as paisagens e as sociedades brasileiras.
C - Como eram calvinistas, uma tática de convivência parcialmente pacífica entre holandeses e portugueses católicos foi a instalação de uma "liberdade religiosa e de culto". As aspas foram colocadas porque os católicos eram proibidos de realizarem festividades e ritos religiosos em público, o que era uma das principais ferramentas para a manutenção do catolicismo nesse período. É notável comentar, por fim, que foi desse período que construíram a primeira sinagoga ("igreja de judeus") na colônia.