Texto 2 – Especificidades das cidades-Estado "As cidades-Estado [...] eram muito diferentes entre si: nas dimensões territoriais, riquezas, em suas histórias particulares e nas diferentes soluções obtidas ao longo dos séculos para os conflitos de interesses entre seus componentes. A maioria delas nunca ultrapassou a dimensão de pequena unidade territorial, abrigando alguns milhares de habitantes – não mais que 5 mil, quase todos envolvidos com o meio rural. Outras, de porte médio, chegaram a congregar 20 mil pessoas. Algumas poucas, portos comerciais ou centros de grandes impérios, atingiram a dimensão de verdadeiras metrópoles, com mais de 100 mil habitantes – e, por vezes, como na Roma imperial, chegaram à escala de 1 milhão de pessoas." De acordo com o Texto 2, o que se pode dizer a respeito das principais características das pólis ou cidades-Estado?
Respostas
respondido por:
17
As principais características das pólis ou cidades-Estado baseavam-se no fato de que se apresentavam como cidades autônomas, com suas próprias regras e determinações políticas.
Com isso, apresentavam governantes próprios nas antigas cidades da Grécia, e eram capazes de se autossustentar, principalmente por atividades de agricultura e lavoura, como formas de auto-subsistência, de uma forma geral.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás