‘Acredito nesta raça...’, disse Joseph Chamberlain, em 1895. Ele entoava um hino imperialista à glória dos ingleses e celebrava um povo cujos esforços superavam os de seus rivais franceses, espanhóis e outros. Aos outros povos, ‘subalternos’, o inglês levava a superioridade de seu savoir-faire, de sua ciência também; o ‘fardo do homem branco’ era civilizar o mundo, e os ingleses mostravam o caminho. Essa convicção e essa missão significavam que, no fundo, os outros eram julgados como representantes de uma cultura inferior, e cabia aos ingleses, ‘vanguarda’ da raça branca, educá-los, formá-los – embora sempre se mantendo à distância. A respeito dessa citação, é correto afirmar que: a) os colonizadores ingleses acreditavam-se superiores aos povos conquistados e aos demais colonizadores. b) no contato com outros povos, os ingleses ensinavam e aprendiam, constituindo-se, assim, um mútuo processo de trocas culturais. c) franceses e ingleses, ao contrário dos espanhóis, estiveram à frente da empresa colonial. d) o chamado "fardo do homem branco" foi, predominantemente, conduzido por franceses e espanhóis.
Respostas
respondido por:
3
a) os colonizadores ingleses acreditavam-se superiores aos povos conquistados e aos demais colonizadores.
O texto acima descreve o processo de etnocentrismo, que baseava-se na crença de que os colonizadores ingleses eram superiores aos povos conquistados em todos os aspectos.
Este elemento caracterizava-se como um motivador para a busca de novos territórios, além da imposição de regras e culturas nas colônias.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás