• Matéria: ENEM
  • Autor: renascermurilo8523
  • Perguntado 7 anos atrás

O açúcarO branco açúcar que adoçará meu caféNesta manhã de IpanemaNão foi produzido por mimNem surgiu dentro do açucareiro por milagre.E afável ao paladarComo beijo de moça, águaQue se dissolve na boca. Mas este açúcarNão foi feito por mim.Da mercearia da esquina eTampouco o fez o Oliveira,Dono da mercearia.De uma usina de açúcar em PernambucoOu no Estado do RioE tampouco o fez o dono da usina.Este açúcar era canaE veio dos canaviais extensosQue não nascem por acasoNo regaço do vale.Em lugares distantes,Onde não há hospital,Nem escola, homens que não sabem ler e morrem dePlantaram e colheram a canaQue viraria açúcar.Em usinas escuras, homens de vida amargaProduziram este açúcarCom que adoço meu café esta manhã(GULLAR, Ferreira. Toda poesia (1950-1980). São Paulo: Círculo do Livro. 1983. p.Ferreira Gullar é uma das maiores expressões da chamadapoesia engajada brasileira, na segunda metade do século XX.A leitura do poema acima, o qual denuncia um problema social,permite-nos considerar que:as humanas presentes no texto não se distanciamquanto ao espaço físico, mas tão somente quanto aoslugares "sociais" em que se situam.o caráter cíclico da problemática de desigualdade socialapresentada encontra-se expressivamente caracterizadona repetitiva estrutura do poema.apesar do tom crítico que permeia o poema como umtodo, os versos permitem ao leitor absorver avisão otimista que o poeta pretende transmitir.o eu lírico, neste poema, insere-se entre aquelesque, desfavorecidos socialmente, o tom dedenúncia presente nos versospõem um mesmo campo semântico, por retratarema mesma realidade espacial, dentro do poema, aspalavras "canavial", "usina", "hospital" e "escola".227-228.)

Respostas

respondido por: jalves26
0

A leitura do poema acima, o qual denuncia um problema social, permite-nos considerar que:

B) o caráter cíclico da problemática de desigualdade social apresentada encontra-se expressivamente caracterizadona repetitiva estrutura do poema.

> O poema apresenta uma repetição estrutural proposital justamente para remete ao ciclo da desigualdade social.

Os outros itens:

a) Falso, pois as figuras humanas também se distanciam no espaço: um está num apartamento em Ipanema; o outro, numa usina de Pernambuco.

c) Falso, pois o poeta não apresenta um visão otimista no final, pelo contrário, ele reforça a sua denúncia por meio dos adjetivos "amarga" e "dura"

d) Falso, pois o eu lírico não é desfavorecido socialmente, visto que mora num apartamento em Ipanema.

e) Falso, pois as palavras "canavial", "usina", "hospital" e "escola" retratam realidade espaciais totalmente opostas.

Perguntas similares